21/05/2024

Sintrense vence e convence

Clube de Sintra esteve imbatível em Albufeira e conquistou 2 títulos por equipas e outros 5 nas provas individuais

Com a colaboração de Fernando Vendas

O palco de Albufeira honrou a tradição dos Nacionais de juniores e, para além dos combates que provocaram muitos momentos de emotividade, as bancadas do público compostas por familiares de judocas, praticantes locais, membros das equipas, treinadores e outros participantes nas duas jornadas de judo no Algarve, encheram o pavilhão de entusiasmo e de apoios ruidosos e empenhados aos atletas favoritos que procuraram a vitória num dos tapetes da prova.

Trataram-se de duas jornadas muito preenchidas que foram participadas por clubes dos diversos distritos de país e que vieram confirmar uma tendência de descentralização das provas nacionais para outras localidades que não Lisboa ou Coimbra, opção que acarreta vantagens mas também muitos inconvenientes atendendo à hora de regresso dos atletas às suas regiões de origem num domingo à noite.

No plano desportivo importa destacar o grande vencedor do fim-de-semana, o SU Sintrense que nos relatou a sua leitura das provas e das conquistas sinalizando o caráter histórico dos resultados obtidos. “Em Albufeira, fez-se história no judo nacional. O SU Sintrense sagrou-se duplamente Campeão Nacional por Equipas juniores Femininas e Masculinas 2024 e conquistou ainda 8 medalhas individuais, 5 das quais correspondem ao título de Campeões Nacionais Individuais:

  • Inês Faria -48k, medalha de ouro, Campeã Nacional;
  • Iara Guedes -52kg, medalha de ouro, Campeã Nacional;
  • Raquel Brás -57kg, medalha de ouro, Campeã Nacional;
  • Filipe Almeida -81kg, medalha de ouro, Campeão Nacional;
  • Fábia Conceição -78kg, medalha de ouro, Campeã Nacional;
  • Júnior Duarte -73kg, medalha de bronze;
  • Constança Lopes +78kg, medalha de bronze;
  • Lourenço Pimenta -90kg, medalha de bronze;
  • Daniel Seratila -81kg, 5ºlugar;
  • Diana Almeida -57kg, 7ºlugar;
  • Beatriz Filipe e Bernardo Cunha N/C.”

No pódio, celebração da vitória

O SU Sintrense estabelece uma relação cumulativa das medalhas conquistadas nos dois escalões, cadetes e juniores e adianta que “as 12 medalhas ganhas em campeonatos nacionais nesta época, 7 das quais correspondem a Campeões Nacionais Individuais (Cadetes e Juniores) revelam uma excelente participação dos atletas do clube”.

Importa recordar que no domingo passado sagrando-se duplamente Campeão Nacional por Equipas juniores Femininas e Masculinas derrotando o Sport Algés e Dafundo em duas finais muito disputadas com destaque para a prova masculina. Nesta registou-se mesmo uma “negra”, ou seja um derradeiro combate que decidiu do título já que o encontro estava empatado dois a dois. Assim a vitória por 3-2 alcançada pelo SUS na reta final traduziu uma reviravolta no marcador já que o Algés começou melhor e chegou mesmo a estar na dianteira do encontro.

Para o SU Sintrense “o clube passou oficialmente de grande projeto a grande clube do panorama nacional, já que nos poucos anos de existência que tem, demonstrou nestes Campeonatos Nacionais e de Equipas a sua consistência nos escalões mais significativos do judo de competição nacional”.

Nestes momentos de vitórias relevantes a valorização do trabalho realizado surge como natural e os destaques vão para todo o coletivo que viabiliza um projeto que surge à evidência como vencedor.

“As vitórias a este nível não surgem da noite para o dia. São o resultado de muito trabalho e dedicação de todos, atletas, treinadores, equipa de Back Office, pais, e famílias, patrocinadores e de todos aqueles que direta ou indiretamente apoiam este projeto” destaca o Sintrense .

RESULTADOS DA PROVA – EQUIPAS

Masculinos
1⁰ Sport União Sintrense
2º Sport Algés e Dafundo
3º Sporting Clube de Portugal
3º Universidade Lusófona

Femininos
1⁰ Sport União Sintrense
2º Sport Algés e Dafundo
3º Associação 4 Judo Projecto
3º Clube Escolar Jerónimus D’Angra

RESULTADOS DA PROVA – INDIVIDUAIS

Colaboração com o JM de Fernando Vendas, Sport União Sintrense – Clube de Judo.

Fotos © FPJ e SUS

Editado 00:00 Resultados adicionados

SOBRE O AUTOR | Editor