ALMA JUDOCA – Recuperação de zonas ardidas, baldias e terrenos áridos mobiliza atletas olímpicos

Yahima Ramirez é uma atleta olímpica que competiu, ainda recentemente, nos tapetes internacionais com o dossart POR. Na zona de Rio Maior, onde prossegue com êxito a sua atividade de treinadora e de promotora da modalidade, continua a ser uma referência desportiva, apesar do judo nacional a ter um pouco esquecido. Na região escalabitana a sua presença e participação em atos públicos da modalidade são sempre valorizadas.

Yahima que se tem empenhado em causas relacionadas com a sustentabilidade, como atleta olímpica, recordou para o Judo Magazine algumas etapas e iniciativas neste âmbito “Eu participo desde as primeiras iniciativas. Em março 2019 salvo erro, estivemos em Mação numa reflorestação patrocinada pela marca Toyota. Desde então marco presença sem falhar e com grande prazer. Já estive em Mação a plantar medronheiros e no ano passado estive em Casais no concelho de Pedrógão. Não me custa nada e adoro ser parte ativa de iniciativas com este impacto e importância ambiental”.

Fotos © Comité Olímpico de Portugal

Recordamos que a Toyota, parceira do Comité Olímpico de Portugal, desenvolve desde 2005 a iniciativa “Um Toyota, uma árvore”. Esta iniciativa visa contribuir para tornar Portugal mais verde, através da recuperação de zonas ardidas, baldias e terrenos áridos. Tendo em consideração a onda de incêndios que fustigou Portugal nos últimos anos, o COP associou-se a este projeto.

Uma outra mobilização dos atletas olímpicos decorreu no dia 6 de Março de 2018 na Covilhã. Noutra, que teve lugar na Serra de Sintra, foram plantadas 881 árvores, uma para cada atleta que representou Portugal. “Em Leiria, recordo-me que os atletas presentes foram João Vieira, Vera Santos, Joaquim Vieira e eu” relembrou Yahima Ramirez que mantém uma forte motivação para envolver os desportistas, e em particular os praticantes de judo, nas causas ecológicas e de combate às razões profundas das alterações climáticas provocadas pela ação do Homem.

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *