16/06/2024

Alcains acolheu judo júnior e infantil

Duzentos atletas participaram no Open de Juniores Ana Hormigo e no Torneio Infantil José Melo

Notícias das associações– Castelo Branco

A Associação Distrital de Judo de Castelo Branco (ADJCB) organizou no sábado, 20 de abril, o Open de Juniores Ana Hormigo e o Torneio Infantil José Melo.

Com a participação de mais de 200 atletas, o Pavilhão Desportivo da Escola José Sanches, em Alcains, esteve com casa cheia e lotada. Para além dos clubes do Distrito de Castelo Branco nomeadamente, Academia de Judo de Castelo Branco, Atlético Clube Fundanense, Escola de Judo Ana Hormigo, Projeto Ippon e Vitória de Santo António da Covilhã, participaram clubes de várias regiões do país: Judo Force (Porto), Judo RS (Vila Nova de Gaia), Sport Lisboa e Benfica, Salesianos de Lisboa, Casa do Povo de Rio Maior, Casa de Benfica de Santarém, Casa do Povo de Campo Maior, Clube Recreativo Popular da Boa Fé (Elvas), Grupo Recreativo Gonçalvinhense (Mafra), 4Judo (Aveiro), Sport Clube Vienense (Viana do Castelo), Judo Clube da Póvoa (P. de Varzim), Académica de Coimbra, Escola de Judo de Coimbra, GD Santo Amaro e Jucaminha. Estando assim representadas 9 associações distritais de norte a sul do país.

No período da manhã decorreu a competição para os atletas juniores ou sub 21, onde puderam também participar os atletas mais novos, cadetes ou sub 18.

Resultados dos clubes do distrito

Destacando os atletas da nossa associação, na categoria mais leve masculina, -55kg, o ainda cadete, Martim Louro, atleta da Escola de Judo Ana Hormigo (EJAH), conquistou a medalha de ouro, na mesma categoria participou ainda Levi Silva da Academia de Judo (AJCB), mas sem classificação.

Na categoria –52 kg Maria Inês Bernardino, atleta da AEJAH e último ano de cadetes, venceu todos os seus combates e também a medalha de ouro, na mesma categoria a atleta Beatriz Pedro (AJCB) classificou-se em 2º lugar e  Beatriz Grecu (EJAH) não conseguiu obter classificação.

Na categoria –90 kg, João Alves (EJAH) conquistou a medalha de ouro e o seu colega de clube, Eduardo Sousa conquistou a medalha de bronze.

Enquanto isso, na categoria –57 kg, Alexiane Muller do Projeto Ippon (PI) da Covilhã alcançou a medalha de bronze. 

Tomás Mendes (PI) obteve um honroso 5º lugar na categoria –60 kg, enquanto Alfredo Armando do Atlético Clube Fundanense obteve o 7º lugar nessa categoria, ainda na mesma categoria o atleta Wilson João (EJAH) não conseguiu qualquer classificação. Participou ainda Nádia Silva (PI) na categoria –70 kg sendo não classificada.

Ana Hormigo esteve presente

A presença da judoca olímpica Ana Hormigo, atual treinadora, na entrega de medalhas, trouxe um brilho especial ao evento, assim a ADJCB aproveitou a oportunidade para reconhecer Ana Hormigo pelo seu notável contributo para o judo distrital.

 No período da tarde, foi a vez dos judocas dos escalões de benjamins a iniciados, dos 6 aos 12 anos de idade, participarem no Torneio Infantil José Melo. O Mestre José Melo foi e continua a ser um treinador que há décadas promove a modalidade na Covilhã e no distrito de Castelo Branco, foi também homenageado no final do torneio, para além entregar as medalhas e troféus aos participantes.

O lema desta competição para as crianças é “Um Pódio para Todos” enfatizando o esforço e a coragem dos pequenos, mais do que o resultado desportivo. Todos os participantes receberam uma medalha e um pequeno lanche no final do evento.

Junta de Freguesia esteve no local

O troféu de equipas foi entregue ao clube Judo RS (1º classificado), de seguida ao Atlético Clube Fundanense (2º classificado) e por último à Escola de Judo Ana Hormigo (3º classificado).

A Presidente da Junta de Freguesia de Alcains, Milena Santos, esteve no local, felicitando a organização pela realização dos eventos que têm um impacto positivo tanto na modalidade como na comunidade local.

Fonte : ADJCB

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *