21/05/2024

O judo reforça a beleza do Portugal olímpico

A beleza é da própria modalidade. Katas, fotografias artísticas, festivais de artes marciais, existem mil e uma formas para destacar referências estéticas ímpares de um judo belo, com a sua combinação peculiar de movimento de corpos, no espaço e no tempo.

Bárbara Timo e Patrícia Sampaio no Aeroporto Humberto Delgado, Lisboa

Mas aqui, na circunstância, foram duas atletas do judo olímpico que deram expressão a essa beleza invulgar. Já as sabemos belas pela coragem e a ousadia no tapete, mas neste palco foram modelos e deram aos trajes olímpicos uma elegância maior.

Bárbara Timo e Patrícia Sampaio vestiram Paris 2024 em Lisboa e Joana Ramos, em Paris, encheu o Trocadero de luz. As atletas e a treinadora portuguesas convidam todas e todos a juntarem-se à Equipa Portugal.

O Comité Olímpico sinalizou de forma precisa as presenças no evento promocional “O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa – uma das portas de saída dos atletas da Equipa Portugal rumo a Paris -, foi o local escolhido para o desfile em que participaram os atletas Filipa Martins (Ginástica), Bárbara Timo e Patrícia Sampaio (Judo), Angélica André (Natação), Eliana Bandeira, Rui Pinto, Susana Godinho, Pedro Buaró, Tiago Pereira e Evelise Veiga (Atletismo), Eduardo Marques (Vela) e Miguel Frazão (Esgrima), ao lado de manequins profissionais”.

Bárbara Timo e Patrícia Sampaio, judocas-modelos

O COP deu ainda nota da cerimónia realizada em Paris na qual Joana Ramos participou ativamente “Nas margens do Rio Sena, perto do Trocadero, onde será finalizada a vibrante Cerimónia de Abertura projetada para Paris 2024, e junto à Torre Eiffel, um dos emblemas da Cidade-Luz, João Rodrigues (Vela), atleta recordista nacional com sete presenças em Jogos Olímpicos, de Barcelona 1992 ao Rio 2016, e atual vogal da Comissão Executiva do COP; Joana Ramos (Judo), participante em Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020, tal como João Silva (Triatlo); e Susana Costa (Atletismo), com presença no Rio 2026, vestiram os trajes concebidos pela Decenio e os equipamentos desportivos com assinatura da JOMA, e usaram óculos da Shamir, ao lado de manequins profissionais, despertando a curiosidade, primeiro, e o entusiasmo, depois, das muitas dezenas de pessoas que esta quarta-feira desfrutaram nas ruas parisienses do feriado nacional que celebra o fim da II Guerra Mundial”.

Joana Ramos ao lado de manequins profissionais em Paris

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *