16/06/2024

Encontro feminino em tempos de Mundial

Rio Maior vai acolher iniciativa dinamizada por Yahima Ramirez

A atleta luso-cubana Yahima Ramirez surge regularmente ligada a iniciativas públicas, revelando uma propensão para associar-se ou a promover causas. Na circunstância trata-se do tema da igualdade de género na prática desportiva e de forma mais específica da presença das judocas na modalidade de forma equilibrada.

II Encontro com o tema “O desenvolvimento do judo. Desporto no pós-25 de abril de 1974” realiza-se em Rio Maior no distrito de Santarém.

“Queremos promover a participação da mulher no desporto e no judo em particular. Melhorámos, é verdade, tem havido evolução, mas temos que ir ainda mais longe” adiantou-nos Yahima com uma mensagem clara sobre a necessidade de aumentar o número de praticantes mulheres na modalidade.

Yurisel Laborde, que foi duas vezes campeã do mundo e medalha de bronze em Atenas 2004, atleta que competiu em -78kg, vai participar no 2º Encontro feminino de Rio Maior e será acompanhada por Teresa Gaspar, a primeira mulher judoca a participar nos Jogos Olímpicos em representação de Portugal.

” A Yurisel é polícia e tem filhos. Fez um grande esforço para estar connosco. Mas ela também é minha amiga e assim torna-se tudo mais fácil” adiantou-nos Yahima com o seu eterno riso de boa disposição. Para finalizar a coincidência de datas com o período do Campeonato do Mundo não é agradável mas não vai impedir que a jornada de dia 18 seja mais um forte contributo para a causa que a Associação Distrital de Judo de Santarém e a própria atleta olímpica Yahima Ramirez abraçaram.

Yurisel Laborde e à direita, do lado direito, Yahima Ramirez

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *