16/06/2024

Maria Siderot segue em frente e Raquel Brito afastada no primeiro combate

MUNDIAL 2024 – Dia 1

Arrancou o Campeonato do Mundo em Abu Dhabi e logo a seguir a ter tocado o gongo Raquel Brito saltou para o palco, no Tapete 3, para enfrentar a atleta turca Beder, uma das candidatas a medalha na prova e com qualificação praticamente assegurada para os Jogos.

Maria Siderot venceu o seu primeiro combate em Abu Dhabi

Raquel teve muita dificuldade em atacar com eficácia, Beder não conseguiu no entanto liderar o combate como pretendia. Forte na ligação pé-chão, com um tomoe-nage rápido e sempre bem colocado, a atleta turca encontrou uma opositora com pontos fortes exatamente nesse terreno. Mas foi precisamente num yoko-tomoe-nage que Beder encontrou uma solução já na fase final do tempo regulamentar e pontuou um wazari que afastou Raquel da ronda seguinte. Combativa e com um judo madura Raquel Brito saiu de cabeça levantada.

Raquel Brito, combativa, nunca baixou os braços contra a atleta turca Beder

Maria Siderot repete vitória sobre Degushi

Estamos a falar da Degushi do Canada dos 52kg e não da sua homónima dos 57. Maria Siderot dominou toda a fase inicial do combate até que Degushi assumiu uma nova postura ofensiva e apresentou uma explosão atacante para colocar a atleta portuguesa em posições mais defensivas. Mas para ambas as pegas pouco seguras inviabilizavam ataques eficazes. Aos 3 minutos do combate uma ataque em sode relançou Siderot que acabaria por marcar wazari com um kata-goruma muito baixo e com excelente rotação na execução.

Seguem agora, nesta primeira jornada, combates de Rodrigo Lopes (-60 kg) e de Catarina Costa.

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *