19/07/2024

Um balanço de prova, útil e pedagógico

CLUBES – O CNS contou com 3 atletas no Europeu de cadetes que se realizou em Sófia na Bulgária

Trata-se apenas de um exemplo, mas o seu valor é inestimável por razões desportivas e pedagógicas. Um exemplo entre outros porque este exercício também é realizado por outros clubes. Importa afirmar no entanto que são poucos e que seria desejável que muitos mais o fizessem. Estes casos concretos permitem pelo menos que se equacione de forma coerente e consistente realizar uma auto-avaliação pós-prova com caráter público. O ideal será que as auto-avaliações não sejam auto-justificativas e não sirvam para reforçar posturas de auto-valorização. Há quem realize auto-avaliações quando tudo corre às mil maravilhas. Não é aqui o caso das Construções Norte Sul, por isso vale a pena deitar uma olhadela à matéria escrita pelo clube:

Francisco Pinto , Manuel Figueiredo e Daniel Mazyar em Sófia, Bulgária

Terminou ontem a participação portuguesa no Campeonato da Europa de Cadetes 2024 em Sófia, Bulgária.

Francisco Pinto

No primeiro dia entraram em competição o Francisco Pinto nos -50KG e o Manuel Figueiredo nos -55KG.
🥋 O sorteio do Francisco não ditou um caminho fácil, mas não deixou de ir com tudo e dar o seu melhor. Acabou por perder frente a um atleta israelita (bronze) que viria a perder no combate seguinte com o azeri, que viria a ser campeão da europa, afastando o Francisco da repescagem. Nota para este atleta que ainda tem mais um ano de cadete, e que se continuar a trabalhar irá com certeza atingir objetivos maiores.

Manuel Figueiredo


Nos -55KG, o Manuel defrontou o 4º cabeça de série, um atleta húngaro (bronze) com muito bom judo, afastou o nosso atleta precocemente das eliminatórias. O atleta húngaro acabou por vencer todos os seus combates até à meia final, repescando o Manuel. Na repescagem encontrou um atleta armeno, foi o primeiro a marcar wazari no combate mas não conseguiu gerir a vantagem e acabou derrotado, terminando assim a sua participação.

Daniel Mazyar

No terceiro e último dia da competição individual, entrou em ação o nosso Daniel Mazyar, nos -90KG.
🥋 O sorteio do Daniel ditou um combate frente a um atleta polaco. Nos primeiros minutos de combate as despesas foram feitas pelo nosso atleta, que esteve na dianteira com dois shidos para o atleta polaco. Acabou por sair vencido por castigos. Nos combates seguintes o atleta polaco projetou todos os seus adversários até aos quartos, onde acabou por ceder frente ao campeão da europa, afastando assim o Daniel da repescagem.

Uma palavra a toda comitiva portuguesa que se mostrou muito unida e com um grande espírito, parabéns aos nove atletas portugueses pela participação e combates realizados, é continuar a trabalhar por mais. A acompanhar os nossos atletas esteve também o treinador Diogo Fernandes.
Temos muito orgulho na época que os nossos atletas até então realizaram, não apenas estes três atletas que conseguiram atingir a principal competição do ano ao nível europeu no seu escalão, mas todo o grupo de atletas que trabalha todos os dias para se ajudar e ser melhor.

Fonte: CNS – Construções Norte Sul

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *