19/07/2024

As trapalhadas dos rankings da FIJ ainda podem trazer surpresas

Até às 22h59 de hoje os Comités Olímpicos Nacionais vão indicar as opções que são do seu domínio de autonomia

02/julho/2024

Uma leitura pormenorizada do ranking olímpico geral e de cada categoria de peso em particular suscita várias reservas sobre a aplicação dos critérios estabelecidos e sobre a forma como as atualizações são realizadas. Existem atletas com mais pontos que aqueles que são indicados como qualificados e que estão de fora da lista e existem outras incongruências difíceis de explicar.

Em ~66 kg o atleta marroquino A. Boushita soma 2456 pontos e acede aos Jogos por cota continental enquanto o atleta turco M. Demirel surge na lista com qualificação direta apenas com 2177 pontos. A verificar-se que existe uma incorreção a retificação terá implicações com a subida de um segundo atleta marroquino na cota do continente africano e Demirel poderá manter a sua qualificação mas por via da cota europeia. Esta poderá ser uma má notícia para Rodrigo Lopes que se encontra na zona fronteiriça da lista continental masculina.

Mas a matéria mais relevante no tema em apreço radica na confirmação ou não da inscrição dos quatro atletas AIN- Atletas individuais neutrais que permanecem nos diversos rankings das categorias de peso. Estamos a falar de

  • LILUASHVILI DALI em -63 kg
  • MAKHMADBEKOV MAKHMADBEK em -73 kg
  • LORSANOV MANSUR em -90 kg
  • STARTSEVA ELIS em + 78 kg

A par desta incógnita que só será confirmada esta noite, num sentido ou noutro, pela Federação Russa surge o preenchimento de 14 lugares na cota gerida pela FIJ relacionada com o convite a países que não apresentam 8 atletas no conjunto das modalidades nos Jogos Olímpicos e que não têm atletas do judo na lista dos qualificados. Indicamos 14 vagas porque São Tomé e Príncipe já foi contemplado neste critério de acesso através de um jovem atleta Roldeney Fernandes.

Jovem atleta de São Tomé e Príncipe, Rodeney Fernandes, vai participar nos Jogos Olímpicos de Paris

Foto © FIJ

Com a colaboração de Paulo Esteves

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *