Jovens judocas cidadãos ativos
JUDOLAB – O envolvimento na vida comunitária constitui uma fonte de aprendizagem de valor inesgotável
Procuramos no quadro da nossa rubrica JudoLab divulgar boas práticas de cidadania ativa levadas a efeito por judocas nos seus contextos de vida. Recentemente demos voz a um grupo de jovens judocas do Grupo Recreativo Gonçalvinhense que promoveu a institucionalização de uma associação de atletas que procurará lançar iniciativas autónomas e fomentar o espírito de cooperação e de autonomia no respetivo clube.
No Minho, no Judo Clube de Caminha, jovens atletas meteram mãos á obra e deram início a uma participação ativa no quadro do Conselho Municipal da Juventude integrando grupos de trabalho e procurando dar um contributo positivo ao desenvolvimento das políticas de juventude no seu território concelhio.
Afonso Costa, um dos dinamizadores do processo, relata-nos aqui a atividade desenvolvida nesta primeira fase.
Os três judocas envolvidos Afonso Costa, Carolina Lopes e Henrique Lindade com dirigentes locais e o Presidente fa FPJ no final VIII Open da Eurocidade em Valença.
Reunião da juventude e associativismo
24/05/2024
No dia 24 do mês de maio, pelas 18h45, demos início à primeira reunião da Juventude e Associativismo. A representar o “Jucaminha”, estavam três elementos: Carolina Lopes, Henrique Lindade e Afonso Costa. Estavam mais 5 pessoas de mais coletividades.
Esta primeira reunião serviu para a apresentação dos intervenientes, e introdução das ideias que se iriam debater nas seguintes reuniões, tendo adiantado progresso para as mesmas. Foram escolhidos os seguintes setores: formação, educação, voluntariado, saúde, desporto e emprego, que serão aprofundados nos próximos encontros.
07/06/2024
Para o dia sete, estava previsto desenhar algumas atividades, incluindo uma “Festa da Juventude e Associativismo”. Demos início à reunião às 18h45, mas estavam lá menos pessoas. A representar o “Jucaminha”, estavam duas pessoas: Afonso Costa, e Henrique Lindade, e mais três pessoas, a representar outras coletividades.
Nesta reunião, demos continuidade à reunião anterior.
Dos setores selecionados da reunião anterior agregamos uns aos outros por setores, de forma a podermos tomar medidas universais que pudessem ajudar cada grupo.
Aqui está algum do trabalho desenvolvido:
– Formação
- Primeiros socorros
- Cartografia e orientação
- Autoconfiança e foco
- Relacionamento interpessoal
- Preparação do currículo e guia entrevista de emprego
- Empreendedorismo
– Educação e voluntariado
- Bullying
- Comportamentos aditivos
- Reforçar o trabalho prático e contacto com o ambiente
- Diversificar as ofertas de voluntariado
– Saude e desporto
- Divulgação das ofertas desportivas
- Investir n saúde mental
- Criar uma AEC relacionado com a saúde desde o 1º ciclo
– Emprego
- Captar investimento e criar espaços para acolhimento de empresas
- Divulgar e impulsionar bolsa de emprego
- Isenção de IMI para os jovens que queiram construir/comprar casa própria
Fonte : Afonso Costa, Jucaminha | Foto © Jucaminha