A Patrícia Sampaio serve de inspiração aos jovens do concelho
Investimos anualmente mais de meio milhão de euros para o desenvolvimento da atividade associativa
ENTREVISTA – Rita Freitas, vereadora da Câmara Municipal de Tomar com o pelouro do desporto.
O encerramento da época desportiva do judo nacional em Santarém contou com a realização do estágio Internacional orientado por Gregoril Zantaraia e com o X Open Internacional de Cadetes, eventos que justificaram várias presenças de natureza institucional como foi o caso da Embaixadora da Ucrânia em Portugal. O presidente da Câmara Municipal de Tomar, a Vereadora de Desporto e o presidente da Federação Portuguesa de Judo também acompanharam António Pedroso Leal, Presidente da Associação de Judo do Distrito de Santarém na sessão de abertura da jornada.
Aproveitámos a oportunidade da presença da principal responsável pelas políticas de desenvolvimento desportivo do concelho, a vereadora Rita freitas, para abordar alguns temas relacionados com o desporto, o judo e o território.
Rita Freitas na abertura do Estágio internacional de Judo de Tomar
Judo Magazine [JM] – Que ligação pode ser estabelecida entre este tipo de eventos e o turismo desportivo pensando na valorização de Tomar como atração turística?
Rita Freitas [RF] – Tomar tem sido cada vez mais procurada para eventos desportivos quer pela sua localização geográfica, quer pela oferta em termos de restauração e alojamento que oferece. Além disso, as famílias que acompanham os atletas, ou até mesmo os atletas, têm a facilidade de se poder deslocar a pé, na maioria das vezes, e conhecer alguns pontos turísticos de referência nacional e internacional. Se a estadia dos atletas, equipas técnicas e famílias for positiva, é um excelente cartão de visita para voltarem e trazerem ainda mais família com eles.
JM – Existe uma relação forte da autarquia com a promoção do desporto de Alto Rendimento?
RF – Tudo começa com a criação de condições para que todos tenham acesso à prática da modalidade que mais gostam. Nesse sentido, o Município tem vindo a apostar na construção de infraestruturas que permitam a pratica desde a iniciação ao alto rendimento. Este Executivo em concreto tem apostado muito no associativismo, investindo anualmente mais de meio milhão de euros para o desenvolvimento da atividade associativa que como sabemos é onde a grande maioria, se não a totalidade, dos atletas de alto rendimento tem o seu início. E por último tem também investido em alguns atletas como forma de reconhecimento do trabalho realizado, mas também como forma de ajudar a que estes atinjam o patamar mais elevado.
JM – Como é que o Município aproveita o potencial da atleta olímpica Patrícia Sampaio na promoção desportiva no concelho
RF – A Patrícia sendo uma figura de destaque no judo, tem um impacto significativo na promoção desportiva no concelho de Tomar, quer pelos feitos desportivos, quer pela sua postura fora do dojo. Ela serve de inspiração aos jovens, quer seja como incentivo a praticarem desporto, quer seja a seguirem os seus sonhos e a superarem-se, independentemente das adversidades.
São exemplos como o dela que fazem com que haja cada vez mais praticantes desportivos em Tomar. No caso concreto do Judo no nosso concelho, o numero de praticantes tem vindo a crescer significativamente e já está no top 5 das modalidades com mais praticantes e com mais atletas federados. Obviamente que este é um caminho que tem vindo a ser feito há já vários anos e que já está a dar frutos.
Acima de tudo, o que se pretende é que através do desporto os jovens criem hábitos de vida saudáveis e que os levem para toda a sua vida!
Rita Freitas com António Pedroso Leal e João Correia [AJDS]