O dia de Clarisse
Os atletas franceses empurrados pelo público estão a chegar às medalhas, mas ainda na fronteira do ouro
Gaba chegou à final e encontrou pela frente um judoca que não se deixa impressionar pelo judo frenético e superenergético: o azeri Heydarov. No seu estilo peculiar o atual campeão olímpico aguardou serenamente pelo seu momento. Extenuados os dois atletas, Gaba [FRA] e Heydarov [AZE], viveram um prolongado Golden Score do tudo ou nada e alguém tinha que arriscar. O francês galvanizado pelo público arriscou e acabou por perder. A categoria de peso de –73kg tem agora um rei absoluto: Hidayat Heydarov.
Clarisse nas ruas de Champigny, cidade do seu clube o RSChampigny
Quem surgiu neste contexto um pouco fora do baralho foi Hashimoto JPN], que persiste dramaticamente em praticar judo. Atingiu a medalha de bronze num combate contra o kosovar Gjakova que representa o judo físico por excelência.
Do lado feminino, contra a injustificada adversidade do público, a canadiana Degushi que pratica judo como se tocasse violoncelo, conquistou a medalha de ouro. Aparentemente enfraquecida por pequenas lesões contraídas nos primeiros combates Degushi surpreende e diversifica. Sacrilégio, continua a recorrer a uchi-mata nas situações de indefinição das intenções da adversária. O judo de Cysique perturba e pressiona, mas não foi suficiente para ultrapassar a canadiana que continua a dominar a categoria de peso de –52kg.
O atleta israelita Butbul no primeiro combate da jornada não teve adversário porque o argelino Dris não compareceu. Resta saber se existem razões relacionadas com o conflito político e militar que o Estado de Israel está a alimentar em Gaza. Procurámos junto da comitiva magrebina explicações sobre o assunto, mas até a data não obtivemos quaisquer respostas ou clarificações.
Hoje é dia de Clarisse. A expectativa da parte dos franceses é enorme. Veremos como vai correr a jornada para ela e para Bárbara Timo e João Fernando. Os portugueses regressam ao palco da Arena do Champ de Mars.
Carlos Ribeiro em Paris, Paris 2024 – Jogos Olímpicos