16/09/2024

Nos Jogos da capital francesa o judo foi globalizado como modalidade de espetáculo televisivo

Antes da derradeira jornada da prova realizada na Arena Champ de Mars foi comunicada à Comunicação Social portuguesa presente em Paris que a competição reservada aos pesos mais pesados do judo, +100 kg e +78 kg, seria considerada evento de elevada procura. O efeito Teddy Riner estava a revelar-se e a ter o impacto desejado. Anunciava-se um combate de titãs. A sua cobertura jornalística, ao vivo, tornava-se particularmente apetecível. Tinham sido meses e meses de presença do gigante francês nos jornais desportivos e generalistas anunciando títulos e performances extraordinárias.

Teddy Riner, o atleta mais comentado nos Jogos Olímpicos de Paris, nas primeiras jornadas

O judo tem tido ao longo das últimas décadas e em particular desde 1964, ano da sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio, os seus grandes atletas e os seus campeões com dimensão global. Mas Teddy Riner surge como um produto de outra geração do marketing desportivo. Trata-se de ir para além da relação de interesses, existente desde há décadas, entre desporto e negócios. Pretende-se alimentar as correntes voluntaristas e comportamentalistas associadas à mensagem do “Querer é poder” para impulsionar as abordagens neoliberais à vida em sociedade. Teddy Tiner transporta a imagem e carrega a mensagem de forma subliminar.

A credibilidade desta visão societária ganha uma consistência muito particular se ela estiver associada aos desportos de combate e se ela tiver por suporte o mito da invencibilidade. Por isso o combate de titãs, anunciado entre Teddy Riner [FRA] e Saito [JPN], tornou-se um cenário perfeito para levar até às últimas consequências o enredo do guerreiro invencível.

No combate da final dos +100kg o opositor de Riner acabou por não ser o jovem Saito [22 anos] que perdeu na meia-final com o coreano Kim e o tal confronto de titãs foi adiado para o combate de desempate entre Japão e França na prova de Equipas Mistas que teve lugar no dia seguinte.

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