Conquistar novos praticantes [1]
Em setembro recomeça a atividade nos clubes e torna-se essencial cuidar das formas de divulgação
Neste período todos os clubes realizam um grande esforço de comunicação para atrair novos praticantes para o judo. Muitas crianças e jovens que se preparam para um novo ano letivo também encaram iniciar uma atividade desportiva regular ou então experimentar uma nova modalidade.
O convite dirigido aos pais e aos jovens para que experimentem o judo precisa de ser eficaz. Isto quer dizer em termos práticos que venham até ao clube local e que ali encontrem elementos para uma escolha convicta e até entusiástica.
Assim, o que deve ser acautelado para garantir o sucesso desta importante operação?
- Organizar os meios de divulgação;
- Promover iniciativas com a finalidade de conquista de novos praticantes;
- Criar um espaço de acolhimento nas instalações do clube associado à campanha dos novos praticantes.
Os meios de divulgação
As campanhas podem ser pensadas em várias escalas. Tudo depende dos recursos disponíveis para as realizar. Se pensarmos numa campanha básica, com recursos limitados, o que devemos ter em conta?
A mensagem que é veiculada tem que ser clara e de fácil interpretação por parte de quem a lê. E para além da clareza, o seu conteúdo tem que ir ao encontro das expetativas daqueles que contactam com ela.
Num suporte de divulgação podem ser listados todos os princípios do código moral do judo, serem inseridos ideogramas da escrita japonesa, serem colocadas judocas a projetar outros, enfim, não faltam temas para estruturar o convite do LADO DE QUEM CONVIDA, ou seja, a partir das referências de quem está a divulgar.
Seria interessante experimentar trabalhar a mensagem e o conteúdo a inserir no suporte de divulgação do LADO DE QUEM VAI LER, ou seja, a partir de expetativas existentes nos familiares e nos jovens potenciais novos praticantes.
Se colocarmos num cartaz ou num folheto um APELO do tipo: JUNTA-TE A NÓS! Ou então VEM PRATICAR JUDO, INSCREVE-TE! Ou ainda VEM PARA O JUDO, ISTO VAI MUDAR A TUA VIDA …Teremos que admitir que do lado de quem lê possa surgir a interrogação ou a dúvida, MAS PORQUÊ? E se esta for a reação que é a mais natural do mundo, podemos pôr em causa a eficácia da mensagem. Há mensagens que poderão ser úteis para contextos de motivação, mas que não são adequadas para a atração ou a sedução racional visando uma escolha.
Se colocarmos de forma simples “No Judo fazemos amigos para a vida!”
Estamos a dirigir-nos aos pais que valorizam a amizade entre os jovens da mesma idade e estamos a convidar os mais jovens a vir descobrir novos amigos. Ao mesmo tempo estamos a valorizar a dimensão humana da modalidade que pode posteriormente ser reforçada com alguns princípios do Judo.
Se adiantamos “No judo desenvolvemos novas atitudes e ganhamos confiança em nós próprios” estamos a focar a mensagem em processos de mudança que podem ser importantes para quem os lê e damos uma grande importância à linguagem inclusiva, ou seja são os jovens praticantes a adiantar as afirmações e não o contrário, o clube a dizer o que é bom para os mais jovens.
E muitos outros exemplos podem ser utilizados para tornar as mensagens eficazes.
Resumindo:
- Mensagem clara que responde a “porquês” / não fazer afirmações genéricas;
- Linguagem persuasiva com a intervenção direta dos visados / não prescrever, antes dar voz aos potenciais interessados;
- Clareza e objetividade nos conteúdos inseridos nos suportes impressos [folhetos, cartazes, postais…], eliminar todas as imagens e referências que são do universo interno da modalidade e incompreensíveis para quem as desconhece.
Mas estas pistas genéricas podem ter uma aplicação específica em dois outros domínios:
A – Na Campanha nas Redes Sociais e nos meios de comunicação digital;
B – Na organização de espaços específicos de acolhimento nos clubes, nos quais se procura consolidar as escolhas e se conquistam novos aliados para a divulgação a realizar nos territórios.
Mas estes temas serão objeto de uma abordagem específica num próximo artigo!