Fábia conquistou bronze no Europeu de Juniores em Talín
A atleta do Sintrense assume estatuto a nível europeu na mesma categoria de peso de Patrícia Sampaio, -78kg
Lila Mazzarino, uma judoca francesa com nome italiano, acabou por vencer a meia-final contra Fábia Conceição por desclassificação da portuguesa e na final a gaulesa venceu a sua opositora sérvia Stjepanovic com dois wazaris, tornando-se campeã da Europa de juniores na categoria de peso de -78kg.
©Carlos Ferreira, UEJ
Fábia Conceição não se deixou influenciar negativamente com esta derrota na meia-final e na disputa do bronze, contra a ucraniana Krazakova, venceu por wazari e conquistou a terceira posição no pódio.
A jovem atleta de 19 anos confirmou desta forma em Talín, no Campeonato da Europa de Juniores, que é uma promessa confirmada para o judo nacional.
Fábia combate na mesma categoria de peso que Patrícia Sampaio que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris. Esta afirmação internacional das duas atletas, cada uma ao seu nível, e o facto de Taís Pina estar a crescer como competidora internacional nos –70 kg pode revelar uma mudança no paradigma competitivo das seleções nacionais femininas nas quais, nos últimos anos, os pesos mais leves sempre foram o seu campo de afirmação através de atletas como Catarina Costa, Joana Ramos, Telma Monteiro, Maria Siderot, Joana Diogo e outras.
Uma coisa é certa, a balança dos valores está a pender para categorias de peso mais pesadas enquanto não amadurecem jovens competidoras cadetes e juniores das categorias de peso ultraleves e leves que já estão à espreita para substituir as atletas que sempre foram as suas referências nas dinâmicas competitivas nacionais, europeias e internacionais.