Relembrar a ética no desporto no Dia Mundial do Fair-Play
A partir de 2025, o Dia Mundial do Fair Play será comemorado a 19 de maio
O Judo Magazine não podia deixar de neste Dia Mundial do Fair Play destacar o trabalho desenvolvido nesta área através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), uma iniciativa governamental implementada pelo IPDJ desde 2012. Recordamos neste contexto um livro “A ética no desporto nas entrelinhas da Imprensa” que foi publicado pelo PNED com a edição das Edições Afrontamento e coordenado por Carlos Ribeiro.
Na sua septuagésima oitava sessão, a 1 de julho de 2024, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 19 de maio como o Dia Mundial do Fair Play, em reconhecimento do espírito de fair play ancorado no ideal olímpico.
A partir de 2025, o Dia Mundial do Fair Play será comemorado a 19 de maio.
O Dia Mundial do Fair-Play nasceu por iniciativa do Panathlon Wallonia-Brussels, que desde 2013 organiza uma semana de atividades de Fair-Play em setembro, incluindo o Fair-Play Relay. Em 2020, o Panathlon International (PI), o Comité Internacional para o Fair Play (CIFP) e o Movimento Europeu do Fair Play (EFPM) uniram esforços para criar o Dia Mundial do Fair Play.
A data de 7 de setembro não foi escolhida aleatoriamente pelo PWB. De facto, foi neste dia, em 1963, que se reuniram os membros fundadores daquele que viria a ser o Comité Internacional de Fair Play (CIFP), por iniciativa do campeão de ténis francês Jean Borotra. O Comité Olímpico Internacional endossou posteriormente o CIFP como defensor dos valores da Carta Olímpica.
O Panathlon Wallonia-Brussels está muito satisfeito com este reconhecimento do fair play por parte da Assembleia Geral das Nações Unidas, confirmando a relevância e importância deste conceito que é o Espírito do Desporto. De referir que esta iniciativa com as Nações Unidas contou com o apoio da Hungria, país de origem da presidente do CIFP, Jenö Kamuti.
(fonte Dia Mundial do Fair-play)