14/10/2024

Um estágio familiar 

Para além do judo, a amizade e novas experiências desportivas e sociais 

O Grupo Recreativo Gonçalvinhense organizou um estágio no final do período de férias que contou com a participação de outros clubes da região de Lisboa nomeadamente o Judo Clube de Portugal, o Sport União Sintrense, os Salesianos-Judo e o SRD Cheleirense.  

Um estágio participado por juvenis e cadetes de vários clubes da região de Lisboa.

Foram vários dias de atividades desportivas e sociais que ocorreram nas instalações do Grupo Recreativo Gonçalvinhense e em áreas naturais do concelho de Mafra, jornadas muito diversificadas e divertidas que mobilizaram os jovens participantes, principalmente juvenis e cadetes. Os jovens atletas tiveram oportunidade de trabalhar no tapete de judo com competidores de referência tais como a olímpica Mariana Esteves e o jovem internacional da AAC, Francisco Mendes. Noutros domínios da prática desportiva houve ainda lugar a experiências de corta-mato, de Orientação e até de psicologia com uma sessão orientada por Margarida Miranda. 

Tendas, refeições coletivas preparadas com grande carinho por mães de atletas, jogos, iniciativas de descoberta da natureza, prática de outras modalidades com níveis de exigência elevado, enfim, um autêntico “Estágio de au revoir ao Verão”. 

Algumas atividades do Estágio

Guilherme Silva, o principal mentor da iniciativa, partilhou a sua avaliação com o Judo Magazine nestes termos “Deu muito trabalho organizar as diversas atividades do Estágio, mas valeu a pena. Todos ficaram muito satisfeitos e alguns até afirmaram ter sido o melhor estágio entre aqueles nos quais participaram. Queria destacar uma caraterística deste nosso encontro: foi muito familiar, estávamos muito próximos uns dos outros e tivemos o apoio de duas mães incansáveis que nos prepararam, com imenso carinho, todas as refeições” começou por afirmar o Guilherme. 

“Funcionou muito bem a relação que foi construída na base de uma dinâmica muito simples: eles davam tudo no tapete e nas atividades e nós dávamos tudo no apoio que era importante dar-lhes. Assim surgiu o agradecimento mútuo e o reconhecimento associado à satisfação da parte de todos. Foi incrível. Uma experiência a repetir, claro!” concluiu Guilherme Silva um atleta que no Grupo Recreativo Gonçalvinhense assume um papel de atleta-referência, pelo seu desempenho desportivo, mas também pela sua cultura de solidariedade que é uma dominante estratégica do clube com sede no concelho de Mafra.

Fotos © GR Gonçalvinhense

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *