14/10/2024

A lista apresentada por Jorge Fernandes

Candidatura do ex-presidente da federação foi apresentada para a disputa eleitoral de 12 de outubro

Jorge Fernandes apresentou a sua candidatura a Presidente da Federação Portuguesa de Judo tendo entregue para o efeito a lista e o Programa de Ação no qual surge, na introdução, a ideia-força de um projeto denominado A Iniciativa Necessária.

Joana Diogo atleta com participações relevantes em competições internacionais em representação da seleção nacional integra a lista para o Conselho de Arbitragem como vogal.

Joana Diogo tem realizado nos últimos anos um percurso ativo na arbitragem nacional.

Introdução do Programa de Ação

Com um programa, cujo lema é Judo – A dinâmica necessária, será brevemente apresentado, cuja candidatura assenta na reafirmação do trabalho desenvolvido desde o primeiro mandato como Presidente da Federação Portuguesa de Judo.

“É com imenso entusiasmo, responsabilidade e um firme espírito de missão, que me candidato à presidência da Federação Portuguesa de Judo nas próximas Eleições Federativas de 2024 e para as quais apresentarei um programa intitulado “Judo – A Dinâmica Necessária”.

Diante da urgência de uma verdadeira política desportiva, onde o atleta e sua dignidade são o ponto central de uma gestão federativa justa e solidária, o compromisso é também colocar os outros Agentes – Treinadores, Dirigentes e Árbitros – bem como toda a Família do Judo, no centro de todas as decisões com base no diálogo.

Pretendo criar um ambiente propício para o desenvolvimento real da modalidade, com vista a um efetivo aumento do número de praticantes e à melhoria dos resultados desportivos de alto nível, dando ênfase à valorização contínua da formação de Treinadores e Árbitros, bem como de Dirigentes.

O objetivo é oferecer novas oportunidades para todos, fortalecendo a coesão da Federação e do Judo no panorama do Desporto Nacional.

Acreditamos firmemente que, unidos, somos capazes de realizar mais e melhor. Chegou o momento de assumir um compromisso responsável com todos os envolvidos e convidá-los a apoiar a equipa que apresentarei aos órgãos sociais da FPJ, rumo à estabilidade e crescimento da modalidade.

Esta candidatura representa o Judo como uma expressão de cidadania, unindo-se à Família do Judo para construir o futuro da modalidade em Portugal. Os que me conhecem sabem que sou amigo do meu amigo e conhecem a minha dinâmica e empreendedorismo, fatores determinantes para unificar o Judo Nacional nesta fase de maior divisionismo e desestabilizadora que se avizinha.

Além disso, é crucial retomar e concluir algumas importantes iniciativas. Apesar das dificuldades, a nossa modalidade está hoje num patamar mais elevado do que em 2017, quando iniciamos o primeiro mandato. No entanto, os objetivos continuam claros: (1) Construir a Casa do Judo; (2) Aumentar o número de praticantes, treinadores e árbitros; (3) Melhorar os resultados desportivos; (4) Afirmar e aumentar o prestígio do Judo português internacionalmente.

Com mais de cinco décadas de envolvimento com o Judo, desde os anos 70, primeiro como atleta, depois como árbitro, diretor técnico distrital, presidente da Associação Distrital de Judo de Coimbra, presidente da Associação de Árbitros de Judo de Portugal e presidente da Federação Portuguesa de Judo. Creio possuir o conhecimento e a experiência necessários para liderar a FPJ na sua missão de promover, regulamentar e dirigir a modalidade em todo o país. Reconheço que no passado recente cometi alguns erros, mas também sei que é com a vivência e a experiência desses erros que se aprende e evolui, de modo a não os repetir.

Comprometo-me a apresentar uma equipe experiente, valiosa, conhecedora e apaixonada pelo Judo, pronta para trabalhar e dialogar em conjunto com todos os Agentes, de modo a elevar a modalidade a patamares superiores, tanto no âmbito nacional quanto internacionalmente”. Jorge Fernandes

Lista para FPJ 2024 / 2028

Presidente

Jorge Fernandes

Direção

Vice-presidente Isaurinda Pinto, Secretário-geral Rui Vaz, Tesoureiro Bruno Carvalho, Vogal Patrícia Martins, 1º Suplente Joana Fernandes, 2º Suplente Rita Vaz.

Conselho de Arbitragem

Presidente Manuel Cabete, Vogal Joana Diogo, Vogal Joaquim Cortez, Vogal Lucas Maia, Vogal Diamantino Simões, 1º Suplente Rita Gama, 2º Suplente Carla Gama.

Conselho Fiscal

Presidente Josefa Cunha, Vogal Jaclina Santos, Vogal Jaime Carmo, 1º Suplente Valter Bento, 2º Suplente Humberto Coelho.

Conselho de Disciplina

Presidente Hélder Lourenço, Vogal Bianca Marques, Vogal Miguel Reis.

Conselho de Justiça

Presidente Adriano Dias, Vogal Sara Ribeiro, Vogal Francisco Santos.

Mesa da Assembleia Geral

Presidente Rui Gonçalves, Vice-Presidente Maria Margarida Leal, 1º Secretário Hugo Cortez, 2º Secretário ElisabeteVaz, 1º Suplente Hélder Carinhas, 2º Suplente Diana Carvalho.

Foto CVR ©Judo Magazine

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *