14/10/2024

Judo Nova Alternativa apresentou lista consistente

Paridade entre mulheres e homens é marca do coletivo que deseja liderar a FPJ nos próximos anos 

Editado. Judo Nova Alternativa apresentou lista coerente com o percurso realizado desde a sua fundação

A lista do Movimento Judo Nova Alternativa surge como uma proposta de profunda renovação da Federação Portuguesa de Judo, mas com elementos experientes nos diversos órgãos sociais que acabam por dar garantias de um trabalho que poderá combinar alguma continuidade com uma mudança muito significativa do rumo da federação. 

Eduardo Garcia, árbitro internacional e veterano com títulos europeus e mundiais

Mulheres e judo feminino valorizados

A prova mais evidente de renovação e da “passagem dos discursos à prática” reside nas 15 mulheres que integram a lista entre os 31 candidatos. Estamos praticamente nos 50%. Três Órgãos Sociais serão presididos por mulheres, a Mesa da Assembleia Geral. o Conselho Fiscal e o Conselho de Justiça.

Eduardo Garcia no Conselho de Arbitragem surge como um sinal desta mitigação de perspetivas, trata-se de um árbitro internacional particularmente experiente que apresenta opiniões e uma reflexão sobre as regras de arbitragem que poderá valorizar a reflexividade em detrimento do seguidismo e trazer uma nova cultura à arbitragem nacional visando uma maior partilha de ideias e de experiências. 

Liliana Rainho no Judo Magazine valorizou na rubrica ALMA JUDOCA o papel das mulheres no judo.


Na abertura do documento com o Programa de Ação, apresentado com a lista para efeitos de candidatura, surge uma Introdução assinada pelo mandatário nacional com os seguintes termos: 

Mensagem do mandatário

É com um profundo sentido de honra e responsabilidade que aceitei o convite para ser mandatário nacional da candidatura do Professor Doutor José Mário Cachada à presidência da Federação Portuguesa de Judo (FPJ). 

Recentemente, tivemos a oportunidade de testemunhar com imenso orgulho o desempenho excecional dos nossos judocas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Estes atletas demonstraram ao mundo o valor do nosso judo, destacando-se pela sua garra, dedicação e uma determinação inabalável. Este sucesso é reflexo não apenas do talento e esforço dos atletas, mas também da necessidade de uma liderança forte, visionária e comprometida, capaz de continuar a elevar o judo português a novos patamares de excelência. 

Neste contexto, reconheço no Professor José Mário Cachada a pessoa ideal para liderar a FPJ. A sua trajetória é marcada por uma combinação única de conhecimento académico e experiência prática, suportada por uma formação de excelência que inclui a licenciatura em Educação Física, com especialização em Futebol, o Mestrado em Ciências do Desporto – Ramo de Gestão Desportiva, e o Doutoramento na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Para além disso, a sua carreira multifacetada como treinador de judo e futebol, professor, gestor e líder comunitário evidencia a sua capacidade ímpar para integrar e inspirar todos aqueles com quem colabora. 

A candidatura do Professor José Mário Cachada é uma clara afirmação do papel vital que o desporto, e em particular o judo, desempenha na promoção de uma sociedade mais justa, inclusiva e dinâmica. Esta candidatura representa um compromisso com o desporto para todos, valorizando tanto a alta competição como as iniciativas comunitárias que promovem a participação generalizada. 

Acreditamos que o desporto, em todas as suas vertentes – desde o alto rendimento à formação, das grandes competições às atividades que envolvem famílias inteiras – é uma força motriz para a construção de um futuro melhor. Com esta candidatura, estamos determinados a colocar o desporto, e o judo em particular, no centro da agenda política nacional, destacando o seu poder económico, social, educativo e cultural. 

Juntos, sob a liderança do Professor José Mário Cachada, pretendemos continuar a construir um futuro onde o judo e o desporto em geral sejam promotores de valores como a amizade, a tolerância, o respeito e a participação. Porque acreditamos na capacidade do desporto para transformar vidas, promover a igualdade e inspirar a excelência. 

Pelo judo, pelo desporto, por Portugal. 

O Mandatário Nacional 

Alberto Rocha 

Editado 18h50 , título encurtado porque demasiado grande.| 7h13 Lista completa

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *