O Grande Debate, online

Dar voz aos candidatos que se disponibilizaram para informar e esclarecer os eleitores e a comunidade do judo
Os dois candidatos à presidência da Federação Portuguesa de Judo, José Mário Cachada que lidera a Lista B e Jorge Fernandes que encabeça a Lista C, exprimem em dois vídeos ideias e opiniões sobre os vários temas que estão em cima da mesa no processo eleitoral que termina amanhã dia 12 de outubro com a realização da Assembleia Geral Eleitoral nas instalações do Comité Olímpico de Portugal em Lisboa.

Auditório da Biblioteca Municipal de Tomar Foto © CVR – Judo Magazine
Trata-se de uma fórmula alternativa que procura concretizar, de forma menos interativa e previsivelmente menos eficaz, o objetivo de promover um debate sério entre todos os candidatos para alimentar os mecanismos democráticos na vida da federação e trazer para o grande público aquilo que normalmente ocorre nos bastidores com negociações, promessas, compromissos e compensações em troca do voto.
Para o desenvolvimento da modalidade são bem mais importantes respostas concretas a temas atuais como:
- Como é que a dívida vais ser paga e como é que a FPJ vai sair da situação financeira em que se encontra?
- Os cortes na atividade futura do judo nacional, que já foram anunciados, vão ser aplicados com que critérios e implicarão despedimentos na estrutura federativa?
- O desenvolvimento do judo nos territórios para que existam mais clubes, mais atletas, mais treinadores, mais árbitros e a ampla aposta no judo nas escolas vão ter medidas concretas para a sua implementação?
- O investimento no Alto Rendimento e os recursos financeiros para a promoção local da modalidade vão ser mais equilibrados na gestão do Orçamento Anual da FPJ?
- O modelo de gestão das seleções vai manter-se delimitado pela figura e perfil do Treinador Nacional ou será criada a função de Selecionador e Selecionadora nacional?
- Os rankings e o seu modelo de organização vão ser implementados já em 2025?
- Haverá mais iniciativa e participação do judo na elaboração das políticas públicas para o desporto em cooperação com as outras federações desportivas do país?
- As instalações próprias, denominadas ou não por Casa do Judo vão ser um projeto prioritário ou atendendo à situação financeira da FPJ vai ser abandonado?
- Como será reforçada a atividade pedagógica em torno da Ética no Desporto?
O debate em torno de temas como os acima referidos parece ser mais interessante e mais útil para a modalidade que as formas utilizadas pelos caciques e pelos autocratas que jogam nas relações de dependência e de submissão dos seus apoiantes, relações que foram dominantes em Portugal antes do 25 de Abril. Torna-se evidente que se mantiveram para além da data da liberdade, da madrugada que eu esperava, o dia inicial inteiro e limpo […] como escreveu Sophia, mas houve muito esforço para aumentar a transparência e reforçar os mecanismos anti-caciquismo.
Veja-se que há hoje um consenso ético, a nível da democracia política a nível das autarquias locais, de não serem realizadas inaugurações nos últimos seis meses dos mandatos. Nem sempre é cumprido é verdade, mas é numa norma informal dissuasora de atuações que beneficiam aqueles que se encontram no poder. Utilizar os recursos que são de todos em benefício de alguns, no caso daqueles que estão no poder, num processo democrático de escolha e de decisão sobre o futuro, surge assim como inaceitável e anti-democrático.
A contrapartida razoável que pode ser instalada em favor da transparência e das condições de igualdade, nem que sejam relativas, é o DEBATE.
Compete-nos promovê-lo e incentivá-lo, em nome da democracia e do desenvolvimento.
Jorge Fernandes e José Mário Cachada acederam a esta fórmula de debate, em cima da hora, só podemos agradecer aos dois e esperar que tenha utilidade para o judo e para democracia na sociedade portuguesa.
JORGE FERNANDES | VÍDEO
JOSÉ MÁRIO CACHADA | VÍDEO
Edição rectificada, por erro de edição anterior ao min 5 – supressão de um excerto sem qualquer relação com o ponto tratado, o Gabinete de Projetos] Nota JM
Produção © Judo Magazine