Uma Assembleia Geral da ANOC verde

A sustentabilidade está no centro das preocupações dos organizadores do evento que se realiza em Cascais
Foram várias as ações que foram levadas a efeito para concretizar o objetivo de evitar a todo o custo o impacto ecológico negativo com a realização de um encontro internacional que envolve praticamente todo o planeta.

O Comité Olímpico de Portugal meteu mãos à obra nas ações de limpeza da praia de Carcavelos
Plantar árvores, remover lixo das praias, utilizar carros elétricos, combater o desperdício alimentar, eis algumas das ações que procuram deixar uma mensagem clara: a organização de eventos, nomeadamente desportivos, tem que adotar critérios ecológicos e contribuir para a sustentabilidade dos territórios nos quais são organizados.
Quanto à Assembleia Geral o site da ANOC publica um artigo sobre o temas que aqui reproduzimos.
“Com a Assembleia Geral da ANOC Cascais 2024 a aproximar-se rapidamente, a ANOC e o Comité Olímpico Português (COP) estão a trabalhar em conjunto para minimizar o impacto do evento no ambiente e garantir que este possa servir de plataforma para uma ação sustentável .
Nos últimos seis meses, a ANOC e a COP já implementaram uma série de iniciativas sustentáveis. Em Fevereiro, as duas organizações contribuíram para a plantação de um hectare de árvores nativas para apoiar a compensação das emissões de carbono. No total, serão plantadas 10.000 árvores que contribuirão para o projeto da Floresta Olímpica Portuguesa em curso, integrada na Rede de Florestas Olímpicas do COI. Foi ainda realizada em Junho uma limpeza de praia na Praia de Carcavelos, em Cascais, em parceria com o Parceiro Olímpico, a P&G e a Associação Bandeira Azul.
Enquanto os delegados estiverem em Cascais, serão utilizados para viagens veículos eléctricos e híbridos essenciais para minimizar as emissões de carbono. Através de uma parceria com a Refood Cascais, o desperdício alimentar será eliminado com alimentos distribuídos às famílias da comunidade local.
Tal como nas Assembleias Gerais anteriores, as fontes de água estarão prontamente disponíveis e os delegados poderão reabastecer Good Bottles especiais biodegradáveis produzidas pela Fundação Mirpuri. Nos hotéis oficiais serão utilizadas apenas garrafas de vidro.
A ANOC está também a explorar opções para que os materiais de marca da Assembleia Geral sejam reutilizados para apoiar uma economia circular.
A sustentabilidade é um ponto chave da agenda durante a própria Assembleia Geral e contará com uma série de relatórios e atualizações à medida que a ANOC utiliza o evento como uma plataforma para partilhar as melhores práticas. A apresentação começará com uma introdução enfatizando a visão de sustentabilidade da ANOC. A seguir, será apresentada uma visão geral das iniciativas de sustentabilidade e dos resultados de emissões de carbono da ANOC de 2023 e 2024, juntamente com um relatório sobre os esforços de sustentabilidade em Cascais relacionado com a Assembleia Geral. Serão fornecidas atualizações sobre as iniciativas de sustentabilidade do COI e a estrutura Desporto para Ação Climática, juntamente com insights sobre a estrutura Desporto para a Natureza, mostrando um estudo de caso de um Comité Olímpico Nacional. A apresentação apresentará também a Ferramenta de Emissão de Carbono desenvolvida através do projeto Ocean e reconhecerá os CON da Suíça e das Maurícias que receberam o Prémio de Ação Climática do COI. Por fim, será apresentado o Painel de Sustentabilidade da ANOC e os NOCs ficarão a saber mais sobre a parceria da ANOC com a SeaTheFuture e as oportunidades abertas para se envolverem.”
A Assembleia Geral da ANOC realiza-se de 28 de outubro.a 2 de novembro de 2024, em Cascais.


Fotos © ANOC