Os ecos de Avilés

VIDA DOS CLUBES – Sintrense, Escola Ana Hormigo e 4JudoProject comentam a participação em AVILÉS
Três participações em território espanhol que constituem, no entendimento dos treinadores do Sintrense, da Escola Ana Hormigo e da 4Judo Project, experiências relevantes para todos aqueles que participaram, independentemente dos resultados.
Registámos ainda, de forma complementar, informação sobre participações de outros clubes portugueses na Super Copa de Avilés.

Em Avilés vive-se um ambiente competitivo mas também de festa do judo para os mais jovens.

Judocas Sintrenses na Super Copa Cadetes XXIII Villa de Avilés
No contexto da participação internacional na Super Copa Cadetes XXIII Villa de Avilés, uma prova de nível elevado, os nossos atletas realizaram combates de bom nível, a equipa de cadetes Sintrense terminou a sua participação com bons resultados. Duas judocas Sintrenses disputaram a final. Rita Lourenço conquistou a medalha de ouro na categoria dos -57kg e Kamila Lavrenova conquistou a medalha de prata na categoria de -52kg.
O nível desta prova foi considerado, pela Equipa Técnica, como sendo de Muito Bom atendendo aos resultados obtidos, em contexto internacional e ao universo de participantes. Pela equipa técnica Sintrense, esteve presente nesta prova o Treinador Fernando Vendas.

Sport União Sintrense em Avilés
Judoca Martim Louro em 7º lugar em Avilês
A equipa de Cadetes (Sub 18) da Escola de Judo Ana Hormigo esteve no fim-de-semana passado em Avilés, Espanha, para participar no XXIII Torneio Internacional, Super Copa de Espanha Villa de Avilés.
Os cinco judocas de Castelo Branco viajaram na 6ª feira para se apresentar para as pesagens, num torneio com uma grande tradição no judo para estas idades.
Este ano, o Torneio de Avilés contou com a participação de 613 atletas que encheram o Pavilhão del Quirinal, no sábado dia 26 de outubro
O judoca Martim Louro esteve em destaque ao alcançar o 7º lugar na categoria de peso de -60Kg na qual competiram 80 atletas. O judoca de 14 anos disputou 6 combates, tendo obtido 4 vitórias frente aos espanhóis de Andaluzia, Canárias, Aragão e um atleta português e apenas 2 derrotas frente a um espanhol de Madrid e por último um espanhol de Aragão. Acabou por subir ao pódio, no final do dia, para receber o diploma de 7º classificado.
Rodrigo Dias também na categoria – 60 kg, realizou 3 combates, vencendo o seu adversário espanhol das Astúrias, mas cedeundo para os atletas de Madrid e Galiza.
Beatriz Grecu, na categoria – 52 kg, venceu o primeiro combate frente a uma atleta das Astúrias, mas acabou por ceder nos dois combates seguintes frente às espanholas de Aragão e da Estremadura.
Esta foi uma experiência internacional de excelente qualidade para os nossos jovens judocas.

Escola Ana Hormigo em Avilés
4JUDO PROJECT marcou presença na prestigiada Super Copa de Espanha
Realizada em Avilés, a XXIII EDIÇÃO DO TORNEIO INTERNACIONAL GRANDE EVENTO VILA DE AVILÉS. Esta competição contou, ao todo, com a participação de 1900 judocas e a 4JUDO participou nos escalões de Juvenis, Cadetes e Juniores.
No escalão de Juvenis, Ema sagrou-se Campeã em -63kg Promo, uma conquista que evidencia o seu talento e potencial para o futuro. Leonor Trancoso alcançou o título de Vice-Campeã em -63kg Elite, confirmando a qualidade do seu trabalho de preparação.
Na categoria de Cadetes, os judocas Carolina Franco, Luana Figueiras, Vasco Marques e Guilherme Tavares mostraram-se à altura do desafio. Guilherme Tavares destacou-se ao conquistar a Medalha de Bronze em -73kg, numa competição bastante disputada. Carolina Franco e Luana Figueiras alcançaram o 7º lugar, demonstrando uma evolução na parte tática, com prestações de bom nível ao longo da prova.
Nos Juniores, a 4JUDO PROJECT contou com a participação de Victor Antunes, Rodrigo Santos e Diogo Moreira. O destaque neste escalão vai para Victor Antunes, que sagrou-se Campeão em +81kg, confirmando o bom trabalho que tem desenvolvido. Rodrigo Santos esteve também em grande plano, ficando muito perto do pódio, numa prestação que deixa boas indicações para competições futuras.
A participação dos nossos atletas na Super Copa de Espanha em Avilés foi, sem dúvida, um marco importante para a 4JUDO PROJECT.

4judo Project em Avilés, Espanha.
Fonte: Informação prestada pelo SUS, Escola Ana Hormigo e 4 Judo Project.
Outras participações portuguesas
A prova de Avilés já é um desafio ibérico para os clubes portugueses de longa data. E é possível verificar o investimento que inúmeros clubes realizam nesta deslocação ao país vizinho. Trata-se de uma dinâmica que deve ser muito valorizada porque está diretamente associada ao espírito de cooperação que faz avançar o judo em todas as suas dimensões, desportivas e sociais.
Outros clubes participaram no fim-de-semana alucinante que foi vivido em Espanha. Não temos em nosso poder informação específica mas aproveitamos para sinalizar alguns apontamentos genéricos;
Judo Force
- A AD Judo Force voltou a marcar presença na Super Copa de Espanha Sub 15/18, a 23ª edição da prova disputada em Avilés.
- O maior destaque vai para Mariana Pereira que venceu a categoria das -52 kg.

Academia de Judo da Amadora
Super Copa Aviles 2024 | +70Kg Mafalda Cardoso 7°Lugar

Ippon Spirit Judo
Terminámos a nossa participação na XXIII edição da Super Copa de Avilés – CadetesNuma prova forte, com categorias de peso a registar um participação entre os 30 e os 70 atletas, dos nossos 5 representantes 4 estrearam-se no escalão de cadetes em provas internacionais.

Judo Clube de Lisboa | AJKA Alenquer
Parabéns a todos os medalhados e participantes na Super Copa de Espanha em Aviles, Vitor Pimenta.

Mem Martins Sport Clube
Participação na Super Copa Cadetes XXIII Villa de Avilés.. Pedro Amaro alcança 5° lugar em prova muito disputada.
O Mem Martins Sport Clube deslocou-se até terras de sua majestade para mais um desafio. O Daniel Silva competiu nos -50kg e conseguiu vencer o seu primeiro combate. O André Machado voltou a representar e Mem Martins Sport Clube e a vencer combates pela equipa Rhino. No final do dia, tivemos o Pedro Amaro e vencer vários combates e a conquistar o 5° lugar.

Ginásio Clube Português
- Super Copa de Espanha de Cadetes – Avilés
- Complexo de Desportos de Avilés – Astúrias
- 26 Outubro 2024
- Maria Loureiro -70 kg, 7 Classificada – 22 atletas

Clube de Judo Montijo
Terminou o primeiro dia de prova com uma medalha de bronze e um 5°lg nos Juniores e um 9°lg nos Cadetes.Numa prova de nível elevado onde os nossos atletas realizaram bons combates, apesar de a maior parte deles serem estreantes neste escalão, tendo alcançado 1 medalha e 2 lugares de honra. Os resultados foram os seguintes:
JUNIORES
- Roxana Botezatu – 3°lg na catg. -52kg
- Sara Barradas – 5°lg na catg. +63kg (perdeu o combate do bronze)

Fonte: Informação e fotos dos clubes mencionados | Redes sociais