Assembleia Geral dos Comités Olímpicos no Estoril

Paris 2024 marcou e inspirou a reunião magna do desporto olímpico à escala global
ESTORIL – Judo Magazine na Assembleia Geral da ANOC
Apesar do formato convencional escolhido pela ANOC para a realização da sua Assembleia Geral o encontro dos responsáveis pelo movimento olímpico no planeta contou com momentos de verdadeiro entusiasmo sobretudo quando o palco foi ocupado pela equipa gaulesa que coordenou os Jogos de Paris 2024.

© Wander Roberto [ANOC]
Os resultados apresentados, a partir de grandes indicadores como o número de espetadores, de bilhetes vendidos, de visualizações na televisão francesa, de recordes olímpicos batidos, de turistas, de atletas nas provas e de outros relevantes para uma avaliação quantitativa do evento, foram impressionantes e confirmaram o enorme sucesso dos Jogos de Paris.
Noutra abordagem, mais qualitativa, os diversos membros da estrutura coordenadora do Paris 2024, que tomaram a palavra numa relação paritária entre homens e mulheres, referiram o impacto cultural do modelo escolhido para a cerimónia de abertura e para os locais onde se realizaram as diversas competições. Os espaços e monumentos com valor patrimonial e histórico como a Torre Eiffel, os Invalides, os Champs Elysées o Palácio de Versailhes, o Grand Palais, o Champ de Mars e outros contribuíram para o conforto e o prazer dos espectadores como também para o reforço identitário e humano dos Jogos como eventos de paz e de cultura.
Esta linha de programação de Paris 2024 foi realizada com preocupações de envolvimento da população parisiense que pôde constatar que “Monet e o Moulin Rouge” estiveram presentes em bases similares, ou seja, a dimensão cultural foi tratada com um forte sentido popular.
Os diversos pontos do relatório informal que foi apresentado foram enunciados com algum pormenor, mas o valor desta sistematização de experiência está sobretudo na sua tradução em termos de desafio para Los Angeles e para os Jogos seguintes. Algo mudou no conceito “Jogos Olímpicos e Paralímpicos” com esta aventura parisiense. E, sem dúvida, esse legado foi a principal matéria-prima da Assembleia Geral da ANOC Cascais 2024.





© CVR-JM