13/11/2024

Referência no desporto e no movimento olímpico

José Manuel Constantino homenageado por Thomas Bach e pela ANOC 

Depois do elogio do presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, a José Manuel Constantino no discurso de homenagem pronunciado na cerimónia ocorrida nas instalações do COP na passada terça-feira dia 29 de outubro foi a vez da Assembleia Geral (AG) da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais (ANOC), reunida em Cascais, prestar tributo ao falecido presidente do Comité Olímpico de Portugal. 

Homenagem no Comité Olímpico de Portugal | Foto © COP

Perante mais de 800 delegados de 204 Comités Olímpicos de todo o mundo, o presidente da ANOC, Robin Mitchell e a secretária-geral, Gunilla Lindbergh entregaram um troféu à família de José Manuel Constantino, representada pela viúva, Manuela Araújo, pelos filhos Pedro e Bruno e pelo neto Vasco. 

“A sua liderança visionária e o compromisso com o desenvolvimento do desporto, em Portugal, deixaram uma marca indelével na comunidade desportiva. O legado de Constantino vai continuar a inspirar gerações de atletas, treinadores e entusiastas do desporto”, disse Gunilla Lindberg. Na abertura da AG, o Presidente da Assembleia da República, Aguiar Branco, teve também palavras de elogio para o “histórico presidente do Comité Olímpico de Portugal.” 

Na cerimónia que teve lugar no COP estiveram presentes o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, o Presidente dos Comités Olímpicos Europeus, Spyros Capralos, o Secretário-Geral do Comité Internacional dos Jogos do Mediterrâneo, Iakovos Filippousis, e a Presidente da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa, Filomena Fortes, para além de inúmeros convidados que encheram a sede do COP, em Lisboa. 

Com o COP – Informação e fotos 

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *