O espírito mágico que todos adoram
Campeonato nacional universitário contou com 113 atletas e 32 clubes
Fonte @ texto e fotos FADU
A Nave Multiusos Caixa UA (Universidade de Aveiro) recebeu este sábado, 23 de novembro, o Campeonato Nacional Universitário de Judo, onde foram conhecidos os novos campeões nacionais universitários e também os estudantes-atletas apurados para o próximo Campeonato Europeu Universitário da modalidade, que decorrerá em Varsóvia, de 22 a 25 de agosto de 2025.
O evento contou com 113 inscritos e cerca de 32 clubes FADU representados em prova. Em termos competitivos, foram consagrados 12 novos campeões nacionais universitários, com a Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) a vencer o troféu coletivo da modalidade.
Max Mazyar, estudante-atleta da AEIST, e vencedor da medalha de ouro na categoria de +100 kg, abordou a conquista do troféu coletivo por parte do ‘Técnico’: “É uma questão de orgulho para nós. Representar a nossa faculdade e a nossa associação de estudantes é único. Voltamos a ganhar aquilo que há dois anos já foi nosso. Portanto, esta vitória é dedicada a eles (AEIST”).
O estudante-atleta abordou ainda as diferenças entre competir nos diferentes contextos federados e confessou achar que o ‘universitário’ tem um ambiente diferenciado. “Tem um ambiente muito diferente. Um ritmo mais amigável, mais de entreajuda. Temos aqui colegas que já não competiam há muito tempo e que agora estão de volta. É sempre uma grande felicidade vermos os nossos colegas que já não competem e voltarem à competição. Estamos aqui para apoiá-los e esse, é o espírito ‘mágico’ que todos nós adoramos aqui. – afirmou.
Conheça os 12 campeões nacionais universitários:
Masculinos
- -60 kg
- Bernardo Fernandes (AAC)
- -66 kg
- Carlos Costa (AEIST)
- -73 kg
- Sidónio Serpa (AEISEG)
- -81 kg
- António Tetino (AEISA)
- -90 kg
- Tiago Coutinho (AEISCTE-IUL)
- -100 kg
- Gonçalo Loureiro (AEISCTE-IUL)
- +100 kg
- Max Mazyar (AEIST)
Femininos
- -48 kg
- Inês Faria (AAIPS)
- -52 kg
- Catarina Costa (AAC)
- -57 kg
- Mafalda Ezequiel (AEFMH)
- -63 kg
- Mariana Esteves (FMH)
- -70 kg
- Beatriz Martins (U. Porto)
- +78 kg
- Beatriz Moreira (AAC)
Conquista do troféu coletivo por parte da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST).
O evento contou com a organização da FADU Portugal e da Federação Portuguesa de Judo, e ainda com o apoio da Universidade de Aveiro.