Uma Taça da Europa de katas em Portugal em 2025
Fátima será a localidade anfitriã do evento
O anúncio não será oficial já que a informação surge informalmente de uma estrutura distrital que não terá estatuto para organizar a Taça da Europa em causa. Mas a polarização da vertente katas em Santarém está a ser um facto, isto apesar de sabermos que é em Coimbra que se encontram as principais referências internacionais do judo-katas praticado em Portugal.
Desta vez trata-se de uma prova inscrita no calendário da União Europeia de Judo, ou seja, o patamar agora atingido encontra-se acima do âmbito principalmente ibérico das diversas iniciativas europeias que a Associação de Judo do Distrito de Santarém tem organizado no Centro KK de Torres Novas.
A Taça da Europa está agendada para 1 e 2 de novembro de 2025. A aposta de Fátima para apoiar o evento surge como uma ampliação territorial da modalidade que tendencialmente tem tido Tomar, Torres Novas e Entroncamento como polos aglutinadores do judo distrital.
Depois da FPJ ter anunciado, no enquadramento orçamental da modalidade para 2025, que iria reduzir o número de provas internacionais a serem realizadas no país para fazer face à dívida existente, surge desde já uma primeira iniciativa no sentido inverso que será gerida a seu tempo ja que a prova está prevista para o final do ano de 2925.