23/01/2025

Vitória de Joana Crisóstomo sobre Bárbara Timo marcou a primeira jornada 

Sporting mais concretizador que o Benfica nas finais do Nacional de Odivelas

REPORTAGEM – Judo Magazine em Odivelas

Ambos os clubes da segunda circular disputaram 4 finais, o Sporting venceu três enquanto o seu rival conquistou apenas uma vitória na primeira jornada do Nacional de Seniores que está a decorrer em Odivelas.  

Nos confrontos diretos o SCP saiu sempre vencedor [Otari Kventidze e João Fernando derrotaram Thelmo Gomes e Kainan Pires] e Margarida Brás em –63 kg arrebatou o terceiro título para os leões, enquanto José Pacheco, em + 100kg, dava a única alegria do dia à equipa das águias. 

Bárbara Timo regressou, ocasionalmente ou não, aos 70 kg e encontrou Joana Crisóstomo forte e decidida.

Da mesma forma que a conquista do título nos mais pesados por José Pachco [1º Kyu e uma estatura física bem inferior aos seus adversários] não estaria, eventualmente, nas contas dos benfiquistas, já a vitória categórica de Joana Crisóstomo sobre a olímpica Bárbara Timo constituiu um revés e uma surpresa. 

Os títulos do Judo Clube de Portugal [-90kg], Sport Algés e Dafundo [-100 kg] e da ULHT [-70 kg e +78 kg] aos quais importa somar o da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais pela mão de Patrícia Sampaio, foram medalhas de ouro que introduziram alguma diversidade, não representando, no entanto, nenhuma novidade ou expressão de valores ascendentes já que os novos campeões nacionais são atletas confirmados do judo nacional [Joana Crisóstomo, Carolina Paiva, Patrícia Sampaio e Damian Troianschi].  

O combate de Bárbara Timo com Joana Crisóstomo e a vitória de José Pacheco marcaram a primeira jornada pelo inesperado dos resultados.

Damian Troianschi

Neste lote de campeões não deixa de ser especial o título de Damian [JCP] que depois de derrotar Pedro Lima na meia-final com algum à vontade, não deu qualquer hipótese ao seu opositor na final, Miguel Rato do SCPo, conquistando um ippon na fase inicial do combate com uma execução de morote-soei-otoshi com grande rigor e qualidade técnica.

 Damian que vive fora de Portugal, veio ao país mostrar um judo eficaz. Aqui com o seu treinador do Judo Clube de Portugal Tiago Silva ©foto TSilva

Judo adaptado

No judo adaptado Nuno Rocha [JCPo] e Ruben Gonçalves [UIHT] venceram os seus únicos opositores e conquistaram o título de campeões nacionais. 

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *