Telma Monteiro com honras nacionais na Assembleia da República
O Parlamento aprovou um voto de saudação pelo fim da carreira desportiva da judoca olímpica
Foi a Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto que apresentou uma proposta para ser apreciada e votada pelos deputados no sentido de ser distinguida a carreira, a atleta e a pessoa que valorizaram, a nível internacional, o desporto português.
“Carreira brilhante e de notável dedicação ao desporto” e um “exemplo ímpar de perseverança, talento e resiliência” foram os termos usados neste acto simbólico que colheu a unanimidade dos parlamentares presentes na sessão da passada sexta-feira dia 3 de fevereiro.
A última vez que Telma Monteiro esteve fisicamente no Parlamento e concretamente na Comissão Parlamentar do Desporto foi por ocasião da audição realizada ao judo por razões relacionadas com a Carta Aberta subscrita por vários atletas do projeto olímpico que Telma Monteiro liderou.
Esta faceta da coragem e da persistência no campo da cidadania é menos referenciada na valorização do percurso da atleta, mas importa mencioná-lo, será provavelmente o campo que torna a carreira desportiva ímpar pelos resultados de uma atleta que é também uma cidadã ativa que luta por direitos e causas.
Ler também | JM
Foto © CVR-Judo magazine