Paris com sete atletas portugueses

Grand Slam decorre este fim de semana com alguns dos melhores atletas do mundo
Nos dias 1 e 2 de fevereiro realiza-se o Grand Slam de Paris 2025, em França. A competição conta com 309 atletas de 53 países, entre eles Portugal que apresenta sete atletas. Os países CPLP também estarão representados, o Brasil com oito competidores, Angola com dois e a Guiné-Bissau com um.
Catarina Costa, Joana Crisóstomo, Taís Pina e Patrícia Sampaio serão as representantes do judo feminino nacional enquanto Miguel Gago, Otari Kvantidze e Jorge Fonseca representarão Portugal na vertente masculina da prova.
Nas categorias mais leves que as judocas lusas tradicionalmente preenchem como –52 kg, 57 kg e –63 kg não estará nenhuma atleta portuguesa. De notar que a brasileira Rafaela Silva subiu de categoria de peso, para –63 kg, eventualmente apenas para este primeiro embate da época desportiva.
A par de Jorge Fonseca que regressa aos palcos internacionais depois de Paris 2024, deslocam-se a Paris dois jovens, Miguel Gago e Otari Kvantidze que entram definitivamente nas disputas do Grand Judo Tour da IJF.
Note-se a ausência de atletas do S.L. Benfica nesta primeira digressão internacional. Os outros clubes representados são o Sporting Clube de Portugal, a Académica de Coimbra, o Sport Algés e Dafundo, a SF Gualdim Pais e a Universidade Lusófona.
Registe-se ainda a participação de atletas russos que continuarão a combater debaixo da bandeira da IJF enquanto os judocas e as judocas israelitas continuarão, numa política de dois pesos duas medidas, a poder participar debaixo da bandeira de Israel.