19/03/2025

Kodomo-no-kata é destinado aos jovens judocas

Imagem WhatsApp 2025-01-26 às 18.05.57_80ef3b0a

KATAS – Apresentação em Torres Novas contou com a presença de várias associações

Colaboração de Manuel Francisquinho | Editado JM

ESTAGIO DE KODOMO NO KATA  realizado na Associação de Judo do Distrito de Santarém  no âmbito das ações de formação inscritas no plano Associativo da Comissão Associativa de Kata.

O que é o kata?

O Kata representa o lado tradicional do judo; é o reflexo de sua forma mais pura, como foi imaginado por Jigoro Kano. O Kata surge como uma ferramenta para ensinar, aprender, demonstrar e para manter a tradição, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento de novas técnicas e ideias. Num mundo em rápida mudança, nos dias de hoje, o kata representa a essência do judo, e constitui-se como um recurso inesgotável e profundo para o desenvolvimento e crescimento da modalidade em todas as idades e em todos os níveis.

Em que consiste o Kodomo-no-kata?

O kodomo-no-kata está destinado aos jovens judocas que, ao aprendê-lo, adquirirão os princípios essenciais do judo. Composto pelo prólogo e sete unidades, o kodomo-no-kata inclui todos os movimentos e técnicas a serem dominados em cada nível. 

Começa com indicações sobre como tirar os chinelos ao entrar no dojo e está pensado de forma que as crianças possam aprender as formas de saudação rei-ho, a atitude, as forma de estar, as ukemi (quedas) e os movimentos básicos, passo a passo. Cada unidade inclui quedas (ukemi), movimentos (tai-sabaki), técnicas de arremesso (nage-waza) e técnicas de contenção (osaekomi-waza). 

O objetivo do kodomo-no-kata

O objetivo deste kata é fornecer uma ferramenta educacional para professores de clubes, abrangendo os fundamentos da prática segura do judo, bem como um conhecimento técnico que possa ser usado como critério de teste para promoção de cinto.

Este kata pode ser apresentado como demonstração e desenvolve a memória e o apreço pela beleza do judo.

Em Torres Novas

O kata foi apresentado no dia 26 janeiro 25  no CCTKK ao corpo técnica da AJDS com a presença de outras associações.

A orientação técnica foi da responsabilidade de Manuel Francisquinho 6º Dan e presidente da Comissão Associativa  de Kata.

O que se pretende? Formar mais e melhor os jovens judocas dando a conhecer as regras  e fundamentos do judo que são de uma forma simplificada ministrados no âmbito da aprendizagem do Kodomo.

Foto de destaque – Manuel Francisquinho AJDS


VÍDEO

MAIS SOBRE KODOMO-NO-KATA | VERSÃO KODOKAN

Editado 5 de fevereiro 20h24, inserção do vídeo da Federação Francesa de Judo

Please follow and like us:
error
fb-share-icon

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *