Cá estamos em mais um fim de semana diferente!

CLUBES – Associação 4 Judo Project com 3 cadetes qualificados para o CNAS
Colaboração de Bianca Sousa | A4JudoProject | Editado JM
Para a Associação 4Judo Project ir a uma competição implica sempre uma forte coordenação de toda a equipa, a começar pelos atletas e não estamos a falar apenas dos que irão competir. Há todo um ritual a manter quando nos ausentamos do dojo, nada que não estejamos habituados!
Organizar é preciso
Organizar transportes, coordenar a equipa técnica, recrutar a ajuda dos pais, estruturar todas as atividades com destaque para as de sábado que são mais exigentes. Temos muita sorte por estarmos rodeados de atletas bem formados, alguns já treinadores, permitindo que tudo funcione em pleno, mesmo quando outros elementos da equipa técnica estão ausentes. Como frequentemente referimos “cá estamos em mais um fim de semana diferente!”
Desde a preparação para as provas mais importantes do calendário, sendo os zonais neste momento a ÚNICA prova que confere o acesso ao Campeonato Nacional, podemos dizer que agora não é tudo autoestrada, o que torna os desfechos mais incertos com apenas uma só janela aberta. Assim nos cenários que podem ser cruciais, alguns por diversas razões podem ser menos positivos e essa situação também já nos calhou!
Expectativas e realidade
Tínhamos a perspetiva de inscrever no Zonal de Cadetes 2025 sete atletas. Derrapámos para quatro que puderam de facto tentar o apuramento para o Campeonato Nacional Individual. Três atletas garantiram o seu lugar: Guilherme Tavares [-73kg] e Luana Figueiras [-63kg] que se sagraram campeões da zona norte, e, Núria Silva [-57kg] que conquistou a posição de Vice-Campeã. Para Ricardo Araújo -60kg o 9º lugar não foi suficiente para garantir a vaga,
Para Carolina Franco [-48kg] e Vasco Marques [-60kg], este ano de cadetes ficou carimbado por lesões impeditivas de poderem participar no zonal e consequentemente no Nacional Individual/Equipas, tendo em conta o tempo de recuperação ser mais alongando. Pedro Silva [-55kg], ainda vai a tempo de poder ter a experiência do Nacional de Equipas, integrando a nossa Equipa Masculina.
As lesões dão que pensar
À medida que estas lesões foram decorrendo, a equipa técnica começou a fazer contas de “sumir”. A participação da 4JUDO no emblemático Nacional de Equipas de Cadetes 2025 estava por um fio, mas lá estaremos a defender o nosso ponto em ambas as equipas!
Em termos comparativos com o zonal de cadetes 2024 este ano a nossa presença foi mais reduzida, mas a que tivemos foi sem dúvida de qualidade. Este é um cenário que ocorre um pouco em todos os clubes, são “fornadas” e lesões que fazem parte do processo.
Os atletas estão a recuperar bem, continuam a trabalhar reforço muscular, e manifestam níveis de ansiedade muito bons para o regresso à rotina dos treinos de judo.
Como temos de ser multifacetados no que diz respeito às tarefas que desempenhamos no judo, e nem sempre é possível ou fácil decidirmos as funções que assumimos, neste zonal para além de Nuno Vieira estar na cadeira de treinador, Bianca Sousa esteve do outro lado na função de árbitra em representação da Associação Distrital de Judo de Viseu.
Fonte ©foto A4Judo Project