Tomás da Fonseca destacou-se ao vencer a medalha de prata

PORTIMÃO – Taça Europeia de Juniores reúne 288 atletas de 19 países
O número de participantes na prova é mais elevado que em 2024, ano que constituiu a primeira experiência de uma taça europeia em Portimão, mas a iniciativa ainda se mantém na sua fase de lançamento ou de tentativa de afirmação, desta vez com os juniores, sem conseguir descolar para os números ideais deste tipo de competição internacional.
Os vizinhos espanhóis apresentam 69 competidores que somados aos 36 de Itália e aos 30 do Cazaquistão e aos 52 portugueses somam 187 que representam 65% dos atletas participantes.
De salientar, no entanto a presença de 14 atletas do Canada, de 12 da Austrália e do Moldávia países distantes que investiram numa presença, apesar de tudo numerosa. O torneio ainda não convenceu alemães, belgas, neerlandeses e muitos outros europeus e não-europeus que estarão à espera de melhor oportunidade para se deslocarem ao sul do país.
No final da primeira jornada algarvia destaca-se a medalha de prata do atleta do Sporting Clube de Portugal Tomás da Fonseca em –66 kg e o bronze de Joana Moreira em –70 kg. Rosa Mané também conquistou um bronze tendo vencido apenas um combate já que o grupo de participantes em + 78 kg foi apenas de 4 atletas.
Registe-se o percurso de Tomás da Fonseca que eliminou o seu colega de seleção Manuel Figueiredo nos quartos de final tendo antes ultrapassado 3 adversários. Na meia-final venceu o atleta de Espanha Miranda Galindo e só não conseguiu derrotar o italiano Federico Ninfo que saiu vencedor de Portimão nos –66 kg.
Foto Destaque © Paulo Porfírio UEJ – Manuel Figueiredo e Tomás da Fonseca nos quartos de final.