Maria Silveira vence e convence em Portimão

Mariana Pereira disputou a medalha de bronze mas terminou em 5º lugar
A segunda jornada da Taça Europeia de Juniores realizada em Portimão teve por protagonista central Maria Silveira do Sport Algés e Dafundo que conquistou a medalha de ouro em –57 kg e contou ainda com duas participações na zona das medalhas mas que não tiveram concretização positiva: Mariana Pereira atleta do Porto da Associação Judo Force e Victor Antunes da Associação 4Judo Project de Aveiro.
Maria Silveira venceu o combate da final contra a italiana Michela Terranova já numa fase muito adiantada de prolongamento [4 mn de Golden Score], através de uma projeção mínima que lhe valeu um yuko salvador. O cansaço já era muito e as dificuldades que foi sempre encontrando ao longo do combate para executar as suas técnicas mais eficazes estavam a intensificar-se perante uma adversária que soube contrariar as pegas mais procuradas pela judoca algesina. No trabalho no chão Maria Silveira não poupou um trabalho consistente e persistente pera vencer num campo alternativo no qual também revela grande eficácia. Às tentativas de ataque da italiana, principalmente com uchi-gari, a atleta lusa soube responder com contra-ataques oportunos. Uma vitória na final que a atleta transalpina pareceu contestar eventualmente pela atribuição do yuko final pela arbitragem, vitória que resulta também do percurso realizado por Maria Silveira que ultrapassou sucessivamente opositoras de Itália, França e Espanha.

Maria Silveira, Medalha de Ouro em Portimão -57 kg.
Mariana Pereira e Victor Antunes
Mariana Pereira disputou o 3º lugar no pódio contra uma atleta espanhola Africa Lopez depois de perder na meia-final contra a italiana Rebecca Valeriani. Tratou-se de um percurso intenso da jovem atleta portuense que teve que vencer dois combates antes de chegar a esta etapa decisiva.
Já Victor Antunes que perdeu nos quartos-de-final contra o atleta do Azerbequistão Birzhanov venceu um segundo cambate na repescagem, mas não conseguiu progredir até á zona da disputa das medalhas.
Victor Antunes terminou em sétimo lugar e Mariana Pereira no quinto.
Beatriz Jesus
Também no quinto lugar terminou ontem a jovem atleta do Sporting Clube de Portugal Beatriz Araújo Jesus na categoria de peso de –78 kg, que tendo uma graduação de cinto verde ultrapassou atletas com graduações superiores e com experiência de competição muito mais significativa.


Beatriz Jesus em Portimão
Beatriz venceu uma atleta italiana e de seguida uma australiana para se colocar à frente no seu quadro de classificação. Na meia-final perdeu com a italiana Caponetto e na disputa do bronze cedeu perante a britânica Anya Hassan. Um percurso com sucessos pouco comuns em atletas jovens em processo de desenvolvimento de competências competitivas.
Assim resumindo o quadro de resultados dos atletas portugueses em Portimão [52 participantes]: uma medalha de ouro, uma de prata, duas de bronze, dois quintos lugares e um sétimo lugar.


Fotos © Paulo Porfírio – UEJ