25/04/2025

100 KK – Era uma pessoa gentil

ya23

HISTÓRIAS PARA SEREM CONTADAS – Yahima recorda Kiyoshi Kobayashi

A atleta olímpica Yahima Ramirez recuperou as suas memórias relacionadas com Kiyoshi Kobayashi sobretudo no plano pessoal mas também institucional.

Por Yahima Ramirez, atleta olímpica, treinadora de judo

Para a judoca de origem cubana, que tem um pé firma no nosso país de há muitos anos a esta parte, o dinamizador da modalidade caraterizava-se pela gentileza e pela simpatia e dignificava de forma muitos peculiar os momentos de reconhecimento do mérito e ainda as situações de elevada responsabilidade de representação do judo nacional ao mais alro nível.

“O Mestre Kobayashi era um senhor simpático e gentil. Tive a honra partilhar alguns momentos como aqueles que as fotografias ilustram, nos quais recebi das suas mãos reconhecimento pelos meu palmarés”

Uma recordação que remete para o acompanhamento de atletas olímpicos, situação que Kiyoshi Kobayashi viveu direta e pessoalmente como treinador nacional “Foi também seleccionador e treinador da selecção nacional e liderou diversas selecções em Campeonatos da Europa e do Mundo, bem como nos Jogos Olímpicos de Montreal (1976), Los Angeles (1984) e Seul (1988)” como assinalou a Federação Portuguesa de Judo.

Yahima Ramirez, Kiyoshi Kobayashi e João Neto

Fotos cedidas por Yahima Ramirez | Editadas JM

Please follow and like us:
error
fb-share-icon

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *