100 kk – A métrica do 1, 10 e 100

HISTÓRIAS PARA SEREM CONTADAS – Às voltas em Carcavelos
Há 43 anos atrás, tinha eu 20, realizou-se no nosso país o Portugal-Japão. Eu fazia parte da equipa de Portugal. Éramos dois por categoria de peso. Em menos de 60 kg o João Paulo Mendonça e eu integrávamos esta seleção.
Por Eduardo Garcia, treinador dos Salesianos de Lisboa
Naquela altura realizavam-se regularmente competições desse tipo, o Inglaterra-Japão, o França-Japão e nesta linha foi então realizado o Portugal-Japão. Era uma prova com duas voltas.
Portugal-Japão
O Japão trazia um atleta por categoria de peso, naquele tempo [-60, -65, -71, -78, -86, -95 e + 95 kg] e, sendo a duas voltas, os atletas japoneses combatiam com o primeiro representante português e na segunda volta com o segundo. Eu era o vice-campeão nacional e o João Paulo Mendonça o campeão nacional.
O João Paulo Mendonça perdeu por ippon depois de um Tomoe-Nage executado pelo seu adversário que era campeão olímpico e campeão do mundo. Era um excelente executor dessa técnica e eu acabei também por perder por dois wazaris na mesma situação.
O único que venceu o seu adversário japonês foi o Hugo Assunção, em -71 kg.
O estágio
Nesse quadro teve lugar um estágio que foi orientado pelo Mestre Kiyoshi Kobayashi.
Na orientação das atividades KK só conhecia três números: 1, 10 e 100. O estágio teve lugar no Jamor e a primeira ação levada a efeito pelo grupo foi realizar 10 voltas ao hipódromo e de seguida subir 100 vezes às mesas ali presentes para acolher piqueniques.
Uma ideia genial
As cargas eram pesadas e difíceis de aguentar. Surgiu então a ideia de propor ao Mestre uma ida à Praia de Carcavelos para jogar futebol. O Tona [António Roquete] foi designado porta-voz para avançar com a proposta e assim foi, falou com o Mestre que informou que iria pensar.
No dia seguinte fomos todos para Carcavelos e chegámos à praia que apresenta uma enorme extensão de areia. Trata-se de uma praia invulgarmente extensa.
Quando nos preparávamos para formar as equipas e começar o jogo o Mestre Kobayashi aproximou-se, olhos virados para o horizonte e para o mar e adiantou:
Antes de começar jogo, 10 voltas à praia!

António Roquete, José Branco e João Paulo Mendonça foram os atletas do judo em Moscovo. A enquadrá-los como treinador nacional esteve Henrique Nunes.
FONTE da história: Eduardo Garcia