O Judo como múltipla celebração

O Pavilhão Municipal da Malveira acolheu no passado domingo o Torneio Internacional numa organização do Judo Clube do Oeste
Por Vitor Pimenta, treinador do Judo Clube de Lisboa
Receber a presença de cerca de 700 atletas e apresentar um nível de organização praticamente irrepreensível como aquele a que se assistiu, merece uma análise sobre o sucesso da mesma e a importância de que se reveste para o continuado crescimento da modalidade.
O mês de janeiro já tinha apresentado em Alenquer, no torneio para os mesmos escalões organizado pela Dojo local do Judo Clube de Lisboa, uma prova excelentemente organizada, com o apoio da autarquia e o imenso contributo dos familiares dos atletas.
Agora foi a vez de ver a Malveira como palco duma prova imensamente participada, com clubes estrangeiros para elevar e diversificar a competição e um apoio dos pais dos atletas do clube para que tudo decorresse com planeado.
Em ambas as provas foi possível assistir à presença de apoios dos tecidos empresariais locais, parceiros que são de vital importância para o crescimento na região e garante de maior qualidade organizativa dos eventos.
O desenvolvimento do Judo passa pelo dinamismo e qualidades evidenciadas em provas como estas. O apoio das famílias são um suporte que não se pode menosprezar e com que, gradualmente, com as exigências da competição e deslocações, importa contar.
Para os mais novos, provas como a de Alenquer e a da Malveira em particular, onde a competição se desenrolou em pavilhões de superior qualidade e com a preocupação de respeito pelos horários, a contrastar com outras provas em locais com reduzidas condições e questionáveis organizações logísticas; e para os seus familiares que reconhecem o esforço das organizações no assegurar das melhores condições possíveis para estes, são inquestionáveis momentos de valor para a continuidade dos mais novos na modalidade com u devido suporte familiar.
Mais provas para os escalões mais novos e assegurando os ingredientes necessários para o seu sucesso, são com toda a certeza um valioso contributo para o desenvolvimento da modalidade.

Vitor Pimenta, treinador do Judo Clube de Lisboa
[AJKA – Alenquer]