100 KK – O prefácio

LIVROS – Kiyoshi Kobayashi prefaciou o livro Karaté-Do, do ex-aluno Raúl Cerveira
Colaboração de Bruno Avelar Rosa, judoca, karateca e professor universitário
Prefácio de Kiyoshi Kobayashi
Como é sabido por todos os que se interessam por desportos orientais Mestre Gigoro Kano dedicou toda a sua vida ao estudo do jujitsu .
O estudo de Mestre Gigoro kano , criador do judo, levou o Mestre Funakoshi a aproveitar as técnicas e katas do jujitsu fazendo assim nascer um novo desporto o karaté-do .
O Mestre Funakoshi contou-me que no princípio havia grandes dificuldades mas que com o apoio de mestre Gigoro Kano elas foram superadas.
Mais me contou que quando passava junto do local onde o Mestre Gigoro Kano repousa ou junto do Kodokan se curvava humildemente grato.
Pouco sei de karaté-do possuo pouco mais do que um principiante e tenho pena, pois melhor poderia apreciar o trabalho de Raul Cerveira.
Raúl Cerveira foi meu aluno de judo. Bom aluno. Sentiu-se atraído pelo karate-do e tudo fez para o aprender recebendo lições do mestre Murakami. Se foi bom judoca melhor karateca se tornou.
O livro que Raul Cerveira agora lança considero-o da maior importância para todos os que se interessam pelo karaté. É um livro a possuir, a ler, a estudar e a meditar.
Muito poderão aprender com ele.


