100 KK – Kuzushi para todos

HISTÓRIAS PARA SEREM CONTADAS – Na viatura com Kiyoshi Kobayashi até Castelo Branco
Por Fernando Seabra, treinador do Clube de Judo Total
O meu contacto com o Mestre Kiyoshi Kobayashi não teve os contornos de regularidade e até de intimidade de outros judocas, com testemunhos decerto muito mais relevantes do que este.
Na realidade o meu Mestre de sempre foi o Mestre Bastos Nunes e os meus contactos com o Mestre Kobayashi tiveram quase sempre esse “fio condutor”, quer em treinos e demonstrações, quer em eventos sociais, designadamente num dos aniversários do Mestre Kobayashi em que tive a honra de ser convidado.
A caminho de Castelo Branco
Assim foi também no dia 8 de julho de 2006, data do meu exame de graduação para 3.º dan, tendo sido agendados os exames nessa época para a cidade de Castelo Branco. À tensão do exame juntou-se o pedido do Mestre Bastos Nunes para eu ir buscar o Mestre Kobayashi a casa e levá-lo na minha viatura para Castelo Branco. Conseguirão decerto perceber o meu estado de grande nervosismo viajando ao meu lado Sensei Kobayashi, e que iria ser daí a algumas horas o Presidente do Júri que me iria avaliar.
No final do meu exame de graduação, atrevi-me a perguntar ao Mestre Kobayashi como tinha corrido o meu exame. Ao que o Mestre retorquiu:
«Precisa mais kuzushi» (desequilíbrio).
Kuzushi de boa memória
O Mestre Bastos Nunes, vendo o meu ar de preocupação, com a sua gentileza habitual tentou confortar-me, dizendo-me para não preocupar excessivamente porque o Mestre Kobayashi sempre dava idêntico conselho à generalidade dos examinandos.
Fiquei aprovado nesse exame de graduação, mas jamais esqueci aquele conselho/crítica do Mestre. E durante toda a minha carreira de treinador, sempre que partilho alguma técnica com os meus alunos, coloco sempre uma grande ênfase naquele aspeto que é, de facto, essencial para uma correta e eficaz execução de qualquer projeção.
Arigato Gozaimasu Sensei Kiyoshi Kobayashi
Editado JM – Títulos e subtítulos

José Manuel Bastos Nunes e Kiyoshi Kobayashi