Curso de juízes de kata

Carlos Sanz, 7°dan, orientou a parte teórico-prática
Colaboração Manuel Francisquinho, AJDS
Decorreu no passado dia 30 Março na AJDS/CTCKK um curso de juizes de kata. Este tipo de ação é de extrema importância atendendo à responsabilidade que está patente nos processos avaliativos de eventos de kata de competição.
O curso contou com cerca de vinte formandos de graduação igual ou superior a 3 °dan que são atuais praticantes de kata, mestres, juízes de kata e ainda membros das CAG Nacionais . Do programa constava a aplicação de critérios de avaliação de dois katas tendo o tema sido orientado pelo formador juiz Mundial de kata Carlos Sanz 7°dan e atualmente na Comissão Madrilena de kata.
A metodologia seguida baseou-se em explicações intercaladas com a intervenção do grupo de participantes no curso ante a demonstração de dois pares de kata. Foram analisadas as falhas possíveis, as formas de execução e a classificação de erros.
Seguindo as normas internacionais de apresentação e avaliação, foi realizada uma prova final escrita na qual os formandos testaram os seus conhecimentos. Foram atribuídos certificados de juiz em Nage no kata e Katame no kata.
Os formandos que obtiveram a sua certificação irão ser postos à prova já no Troféu Ibérico de kata e no Torneio Nacional de kata de cadetes.


Fotos cedidas por Manuel Francisquinho.
Editado por Judo Magazine.