100 KK – Houve festa em Campolide

Fundadores, campeões, dirigentes e praticantes do Judo Clube de Portugal viveram um reencontro histórico na A Valenciana
Reportagem, Judo Magazine na A Valenciana
Não poderia haver forma mais simbólica e mais representativa da memória de Kiyoshi Kobayashi que este reencontro de dezenas de fundadores, campeões, dirigentes e praticantes do Judo Clube de Portugal que ontem viveram momentos inesquecíveis de partilha de memórias e de um regresso ao passado marcado pelos afetos e pela boa disposição.
Não faltaram abraços e fotografias para memória futura. As conversas, repletas de emoções e de declarações entusiásticas, incorporaram histórias sem fim, reforçadas muitas vezes com novas versões inesperadas.
Numa primeira fase os organizadores tiveram muita dificuldade em obter dos presentes o consentimento para a ocupação natural das mesas preparadas para o almoço. A sala, cheia a abarrotar, era pequena para tanto reencontro. Para alguns tratava-se de contactar de novo com amigos e judocas com os quais tinham partilhado o tapete há mais de 50 anos.
Para Henrique Nunes que tinha à sua frente, na mesa onde se sentara, o Caderno dos Contactos tratava-se de um Encontro de Campeões. E de facto nas diversas mesas conversavam e conviviam atletas que foram várias vezes campeões nacionais, medalhados em provas internacionais e olímpicos que representaram Portugal em diversos Jogos.
Circulavam pelas mesas recortes de jornais e fotografias antigas. O exercício mais praticado consistia na identificação dos diversos elementos que compunham os grupos fotografados no tatami, por jornais ou por fotógrafos de ocasião.
Na animação da jornada destacaram-se as atletas do judo feminino do Judo Clube de Portugal que marcaram o ritmo da boa disposição e ocuparam um espaço de coletivo informal no qual todos quiseram interagir por razões desportivas ou de amizade de longa data. Do grupo registe-se a presença de Dina Candeias que se deslocou, com o marido, propositadamente da Alemanha, país no qual reside há vários anos.
A par das histórias e das memórias reavivadas naquela circunstância muitos dos presentes aproveitaram para recuperar os contactos perdidos e partilharam informação e promessas de reencontro “assim que for possível”.
GALERIA
Almoço na A Valenciana


Reencontros







Judo feminino, presente!


À procura das memórias





Contactos e partilhas





Fotos ©JM – DR