13/07/2024

ANUÁRIO DOS CLUBES 004, 005 E 006

004 | Judo Clube de Valença | Valença

005 | Juvalença | Monção

006 | Juvalença | Paredes de Coura

O Judo Clube de Valença (Juvalença), associação juvenil com 31 anos de idade, fundado por portugueses e espanhóis, inserido na Eurocidade Valença-Tui.

JUDO CLUBE DE VALENÇA

Após estes anos o Juvalença, sente-se orgulhoso de olhar para o seu passado e relembrar toda a sua história.

O Juvalença organizou vários Torneios e Estágios Internacionais em que participaram personalidades importantes na história do Judo; Torneios Quadrangulares; Ligas Internacionais de Clubes Luso Galega; Campeonatos Zonais e outras Atividades Culturais, tais como, o Dia do Bom Judoca.

Temos atletas que foram campeões nacionais e contamos em 2020 com 156 judocas dos 4 aos 78 anos, portugueses e galegos e em pandemia, só uma atleta é que não parou de treinar, Joana Morgado, que treinava todos os dias e nos fins de semana desde Agosto de 2020 ia treinar com a Seleção nacional em Coimbra e desde Maio, por opção do clube, só estamos a dar aulas para judocas com mais de 13 anos e estamos com 50 atletas, pertencentes às Escolas de Valença, Monção e Paredes de Coura.

Com o judo temos vários projetos, no ano de 2001 iniciamos com um projeto social que ainda hoje levamos a cabo, contactando famílias mais carenciadas e dando apoio psicológico, educativo, social, escolar e desportivo aos seus filhos; Desde 2015 temos o projeto no pré-escolar, nos Jardins de Infância do concelho de Valença, onde todos os alunos têm aulas de judo. Desde 2019 projeto Judo para todos na APPACDM e fomos vencedores na 2ª edição das Candidaturas do Orçamento Participativo Jovem, OPJ 2018, com o projeto em Desporto Inclusivo, que está ser levado a cabo este ano, com aulas para Alunos de educação inclusiva e especial nos agrupamentos de escolas dos concelhos de Valença, Monção e Paredes de Coura; para além de campanhas de sensibilização, tais como, apanha de lixo e as cãominhadas, que são passeios e oferta de produtos alimentares para os cães dum canil local, angariação de fundos para uma ONG internacional e bens para um Orfanato do distrito.

Recebemos em 2013 uma Medalha Municipal de Mérito do Município de Valença e em 2014 o Trofeu Minhoto Coletivo como Clube de Destaque em Valença.

JUDO um sonho realizado

Vamos falar de uma história de quem diz que nunca é tarde para começar.

José Manuel Pereira de Paredes de Coura foi muito novo para França e no fim da escola via os alguns indivíduos “vestidos com um fato branco e um cinto amarelo. Não sabia nessa altura qual era modalidade ao certo, mas era com certeza uma arte marcial”, mais tarde descobriu que era judo e ai surgiu a curiosidade e a vontade de praticar judo, mas que por dificuldades económicas os seus ais não deixaram.

Depois de quase duas décadas, voltou a Portugal, casou e teve um filho. Quando este fez 6 anos, devido a bullyng na escola resolveu colocá-lo no judo, sendo o Juvalença o clube mais perto, tendo ele acompanhado e vivido de perto o desenvolvimento do filho na modalidade.

Com a sua perseverança de levarmos o judo para Paredes de Coura, em 2007 em parceria com o CNC realizamos esse objetivo. Em 2014 com alguns problemas de saúde e que teria de praticar um desporto e porque não o judo que era o seu sonho. E assim foi, a alegria gratificante de partilhar o tatami com o seu filho e ter um crescimento gradual, ficar no pódio no campeonato nacional de veteranos e tirar o curso de treinador de grau I, no qual se encontra em estágio no clube da sua terra e em preparação para o seguinte sonho que é conseguir o cinto preto juntamente com o seu filho.