16/06/2024

Campeão mundial e europeu de judo paralímpico em Aveiro

Miguel Vieira vem a Aveiro a convite do Clube de Judo IPPON

O Clube de Judo IPPON organiza uma dupla jornada de judo técnico e competitivo com a presença e dinamização do atleta paralímpico Miguel Vieira. As atividades decorrem nos dias 3 e 4 novembro em Aveiro.

“Atual Campeão Mundial e Europeu de Judo paralímpico, Miguel Vieira, estará em Aveiro nos dias 3 e 4 de novembro, a convite do Clube de Judo IPPON.

Numa iniciativa do clube aveirense, seguindo o que foi sempre a sua génese de dar a conhecer o Judo e os Grandes Judocas a toda a comunidade, serão levados a cabo 3 momentos de partilha.

Miguel Vieira, atleta com cegueira total, é um exemplo de superação ao longo da sua vida, principalmente desde o momento em que cegou totalmente. Com um percurso invejável a nível do Judo paralímpico, e com uma dedicação enorme a toda a comunidade, foi superando obstáculos e conseguindo superar-se a si próprio.

É este testemunho, passado na primeira pessoa, que, a convite do Clube de Judo IPPON, com a parceria da Câmara Municipal de Aveiro, Miguel Vieira vem transmitir a Aveiro.

No dia 3 de novembro, durante a tarde, alunos e docentes dos Cursos Profissionais de Desporto dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Aveiro, terão a oportunidade de privar com este campeão e conhecer um pouco mais a sua história.

Já no dia 4 de novembro estão previstos dois momentos em que todos terão oportunidade de conhecer e partilhar o tatami com o Campeão Miguel Vieira.

Durante a manhã, num Mega Treino, todos os atletas dos 3 aos 16 anos vão poder partilhar o tatami, experienciar o Judo paralímpico, e aprender com o primeiro judoca português a participar nos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro em 2016.

Durante a tarde, a presença de Miguel Vieira também será notada no já tradicional Torneio do Clube de Judo IPPON. Numa prova que já é uma referência nacional, com reconhecida excelência na organização e no espírito vivido, este será mais um momento de partilha com este grande campeão.

António da Costa, treinador do Clube de Judo IPPON, partilha a visão deste tipo de eventos que ao longo dos anos vem promovendo. “O Miguel é uma das maiores referências do Judo em Portugal. A nível Paralímpico é o melhor atleta que Portugal já teve, mas acima de tudo é uma pessoa espetacular, com uma história fantástica e que merece ser conhecida de todos”, começou por referir.

Mas o que leva um clube recente (fundado em 2018) a apostar na vinda de um atleta deste gabarito? “O Clube de Judo IPPON, quando o fundei com a Sílvia Barrocas, não era para ser um clube só para praticar Judo, como muitos outros. A intenção era fazer um pouco mais, quer pelos seus atletas, quer pela comunidade. É isso que estamos a fazer, dando a oportunidade de todos conhecerem um Campeão Mundial e Europeu. Não somos um clube de competição, apesar de temos atletas a competir. Não somos um clube só de Judo, já que temos outras modalidades. Somos um clube de todos e para todos, basta quererem praticar desporto de forma salutar”.

A vinda de Miguel Vieira é um momento marcante para o Judo do Clube de Judo IPPON, mas também para o Judo Aveirense, já que todos terão a oportunidade para conhecer, privar e partilhar tatami com um Campeão Mundial e Europeu de Judo” INFO – Clube de Judo IPPON.

Fonte : Clube de Judo IPPON

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *