Judo adaptado teve Taça de Portugal da ANDDI em Aveiro

Miguel Vieira orientou treino organizado pelo Clube de Judo Ippon

O Clube de Judo IPPON, clube de Aveiro, organizou duas jornadas de judo nos passados dias 3 e 4 de novembro de 2023.

No primeiro dia, em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro, foi organizada uma tarde muito especial para os alunos dos cursos profissionais de Desporto dos Agrupamentos de Escolas com sede no município. Com a presença do atleta Miguel Vieira, Campeão Mundial e Europeu em 2023 em judo paralímpico, teve lugar uma conversa informal com os presentes.

O objetivo do encontro consistiu em mostrar a futuros profissionais da área do desporto que uma pessoa invisual pode ter uma prática desportiva e alcançar os seus objetivos. 

Miguel Vieira, com uma relevante história de vida, partilhou as suas vivências, os seus medos, as suas conquistas com os alunos e o professor que os acompanhava. O grupo saiu do pequeno auditório do Centro de Congressos de Aveiro com novas condições para refletir sobre o conceito de superação. Todos tiveram a oportunidade de conhecer o Miguel, privar com ele, conhecer o seu fiel escudeiro Cocas (o cão guia) e tirar uma fotografia com o Campeão Mundial e Europeu.

Já no final do dia foi altura de promover um treino diferente no tapete do Clube de Judo IPPON. Neste treino, orientado pelo Miguel Vieira, estiveram presentes os atletas e familiares do clube assim como membros da delegação da ACAPO de Aveiro que tiveram a oportunidade de praticar judo. No final ficou a porta aberta para uma futura parceria entre a ACAPO e o CJ IPPON para um projeto conjunto de Judo Paralímpico.

No sábado, dia 4 de novembro, no pavilhão da EB de Aradas, durante a manhã, houve tempo para um Mega Treino orientado por Miguel Vieira. Todos os atletas presentes, com idades entre os 4 e os 16 anos, puderam experimentar as especificidades do judo paralímpico. A acompanhar e auxiliar o Miguel, estiveram no tapete João Pires, do CJIPPON, e Luís Monteiro, do GD Beira-Ria, que tiveram o papel de orientaçaõ para com os atletas que treinavam no tapete.

Depois do treino houve uma sessão fotográfica com as medalhas conquistadas por Miguel Vieira.

Após o almoço foi tempo de se realizar a prova de Judo do Clube de Judo IPPON. Com duas vertentes no mesmo torneio, já que participaram atletas dos 4 aos 12 anos e, numa competição paralela, atletas com Síndrome de Down e Deficiência Intelectual. Cerca de centena e meia de atletas deram o seu melhor no tapete.

Estiveram presentes no evenyo representantes institucionais como o Presidente da Federação Portuguesa de Judo, Joaquim Pina, e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Rogério Carlos.

A prova contou com a participação de atletas oriundos de vários pontos do país nomeadamente de Aveiro, Gafanha do Carmo, Vila da Feira, Guarda, Guimarães, Viseu, Sabugal, Lousã, Marinha Grande e Castelo Branco.

A prova de judo adaptado, também teve como propósito a disputa da Taça de Portugal da ANDDI.

.

Fonte: Clube de Judo Ippon © fotos idem.

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *