Treino no Sport União Sintrense orientado por Neil Adams foi vivido pelos participantes com entusiasmo

Editado 31 jan. 9:53*

São 19h30 de segunda-feira dia 29 de janeiro e faltam poucos minutos para se fazer história no dojo do Sintrense. O acesso à área de treino encontra-se dificultado pelo número de familiares e amigos do clube que, do lado de fora, não querem perder uma pitada do que vai acontecer no interior. São principalmente caras jovens que ocupam o tapete e sente-se que paira sobre os presentes uma espécie energia incontrolável. Vai acontecer algo inesquecível para muitos dos participantes na sessão: a principal referência didática e mediática do judo europeu, Neil Adams , 9º Dan, vai orientar um treino e vai ser possível usufruir dos seu conhecimentos e ensinamentos.

Neil Adams em Sintra, no Sport União Sintrense – Judo

“Espalhem-se pelo tapete. Espalhem-se e ocupem as áreas até ao fundo” lança em voz de comando Neil Adams que assume sem hesitar a orientação do treino de forma enérgica. Ao aquecimento seguiram-se as primeiras situações em pé e rapidamente passou-se de gestos e técnicas básicas, que remetem para a relação ação-reação, para as pegas e a transição pé-chão. Tudo o que veio a seguir foi trabalho intenso e tentativas de execução que respeitassem os inúmeros pormenores que foram adiantados na explicação/demonstração. O interesse não podia ser maior e ao fim de duas horas e meia de treino ainda havia disponibilidade para mais.

Um treino cheio de vida e boa disposição

Uma abordagem holística

A mensagem de Neil, pela forma como conduziu o treino, é clara e relevante. Não existem técnicas isoladas. Existem situações, propícias para determinadas opções, que sofrem a influência do outro protagonista em combate e consequentemente verifica-se um jogo permanente de adaptação entre as partes. São todas as alternativas e possibilidade de agir que devem ser trabalhadas. Naturalmente toda a atividade de adaptação integra uma dimensão antecipação. Tudo indica que a melhor forma de agir é apostar na situação na qual o adversário tem o número mais reduzido possível de possibilidades de reagir e de neutralizar a ação atacante.

Nuno Delgado

A presença de Nuno Delgado no treino assim como a participação de clubes como o Judo Clube de Portugal e a Academia de Judo da Amadora reforçaram o clima de cooperação e de boa disposição que reinou ao longo de todo o evento. O medalhado olímpico de Sydney juntou-se aos vários treinadores presentes para apoiar os atletas e, seguindo o exemplo de Neil Adams, trabalhou situações no chão com jovens judocas que faziam o seu melhor. Todos procuravam aproveitar o momento e aprender mais num treino verdadeiramente especial.

Cinto vermelho de Kiyoshi Kobayashi

Na fase mais institucional da sessão surgiu um elemento inesperado que foi protagonizado pelo Presidente do Conselho de Justiça da FPJ, António Martins Borrego, que transmitiu a decisão da federação [dos presidentes dos órgãos sociais, direção, assembleia geral, conselho de justiça e comissão de graduações] de transferir a moldura com o cinto vermelho simbólico e honorário atribuído ao fundador do judo organizado em Portugal, Kiyoshi Kobayashi, associado à graduação de 11º DAN, para Sintra e mais especificamente para o filho, Renato Kobayashi, com o compromisso daquele ficar em exposição no seu clube, Sport União Sintrense (que era o atual clube de José Manuel Bastos Nunes). Renato Kobayashi recebeu o cinto que acolheu com emoção e agradecimento.

O cinto da graduação honorária atribuída a título póstumo pela FPJ a Kiyoshi Kobayashi

Como tratar de coisas complexas de forma simples

O que fica como elemento incontornável deste treino é a admirável capacidade de Neil Adams lidar com processos integradores de forma simples. Tratou-se de uma espécie de processo de desconstrução-construção que na reta final surgiu como coerente e consistente pelo seu todo. Afinal todas as abordagens parcelares tinham uma linha de coerência orientada para um resultado desejado, que mais uma vez diga-se, valeu pelo conjunto. Estamos longe das abordagens lineares das técnicas ultrapoderosas e passamos para o campo da inteligência adaptativa e emocional do atleta.

Que maravilhosa aprendizagem foi ontem proporcionada aos amantes do judo como um desporto baseado no saber e na inteligência coletiva.

Fotos @cvribeiro | Judo Magazine

  • editado 31 janeiro às 9:53 Retificação do conselho que Martins Borrego preside na FPJ e clarificação das condições e da tomada de decisão em relação ao cinto mencionado no artigo.

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *