Kristo, Neil e Clarisse

GRAND SLAM PARIS – Uma segunda jornada com bom judo e com algumas surpresas

Não se pode desejar melhor. Uma arena ao rubro, Kristo da Croácia a surpreender e a resistir, Neil Adams a comentar como se fosse um relato de futebol, com entusiasmo e emoção e, finalmente, Clarisse Agbegnenou , imperial na parte decisiva da final a impôr-se à sua adversária com um surpreendente contra-ataque em reação à tentativa de ura-nage da croata.

Bercy levantou-se em euforia e a rainha pediu mais empenho na expressão da festa e da alegria. A Marselhesa popular, o povo a glorificar os seus heróis, como no Coliseu de Roma e em tantas outras praças no passado, teve aqui uma versão preliminar. Mais tarde com a bandeira tricolor a subir no mastro e os sons e cantos a fazerem vibrar o pavilhão, Clarisse, mãe-judoca, campeã olímpica, vencedora do Grand Slam de Paris, foi coroada para a eternidade: Rainha Clarisse, a campeã dos mil corações!

Taís Pina e Marie-Ève Gahié avançam para a meia-final

Casse, o taticista

O entusiasmo e o suspense da final dos -63 kgs teve a sua versão masculina , em -81 kg, com uma fantástica vitória de Mattias Casse (BEL) sobre o azeri Tckaev com um sasae-tsuri-komi- ashi arrancado de forma imponente e oportuna quando os dois finalistas já começavam a demonstrar um enorme cansaço.

O 5º lugar de Taís

A jornada não teve um sabor verdadeiramente especial porque Taís Pina, que realizou um percurso irrepreensível até à meia-final, não conseguiu segurar até ao fim o wazari que alcançou contra Margaux Pinot na disputa do bronze e acabou por terminar a prova num valioso 5º lugar.

Mas que grande desempenho de afirmação e de confirmação vindo de uma jovem atleta que se impõs numa das provas de judo mais difíceis do mundo.

Butkereit, vence Gahié na final

Surpresas em -73 g com um vencedor japonês que nem consta no ranking mundial e ainda em -70 kg femininos com a vitória da atleta alemã Butkereit que ultrapassou sucessivamente Tsunoda (ESP), Matic (CRO) e, na final, Gahié (FRA) conquistando desta feita uma posição de liderança na categoria de peso no plano técnico e competitivo.

Fotos gentilmente cedidas por Pedro Gonçalves

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *