Jornadas inclusivas de defesa pessoal em Monção

VIDA DOS CLUBES – União de Freguesias de Mazedo e Côrtes apoia iniciativa do Judo Clube de Valença

A secção de judo de Monção do Judo Clube de Valença promove um projeto experimental que se enquadra numa estratégia de incentivo à prática desportiva da população local abrindo portas a todas as idades e procurando que o contacto com a defesa pessoal constitua uma boa base para fomentar dinâmicas inclusivas com públicos diferentes e diferenciados.

O clube local pela voz do treinador de judo José Ramón da Silva adiantou-nos uma informação mais precisa sobre as condições para a participação nesta iniciativa. Por sua vez a União de Freguesias que apoia o projeto está a desenvolver uma iniciativa relevante no campo do desporto, a Aldeia Desportiva Intergeracional.

O Executivo de Junta de Freguesia de Mazedo e Côrtes pretende levar a cabo, na área de equipamento do Campo de futebol do antigo Clube Atlético de Côrtes, a adaptação do espaço desportivo, para construção de uma Aldeia Desportiva Intergeracional.

Aldeia Inclusiva

A associação ALDEIA INCLUSIVA IPSS, outro parceiro do projeto do Judo Clube de Valença, apoia jovens adultos com deficiência assim como jovens “atípicos” que utilizam regularmente a Quinta dos Avós para realizar as suas atividades. Os apoios à própria associação são realizados por diversas vias, entre elas o arrendamento de duas casas para turistas, no Refúgio nas Vinhas.

Primeira jornada será a 30 de março

Em parceria com Aldeia Inclusiva e com o apoio da União de Fraguesias de Mazedo e Côrtes, a Secção de Judo de Monção do Judo Clube Valença vai realizar pelo período de um ano, no último sábado de cada mês as primeiras Jornadas Inclusivas de Defesa Pessoal do Distrito de Viana do Castelo.

A primeira jornada será no dia 30/3/2024 no AJAC de Côrtes entre as 10:00 e as 11:30 com o único custo do seguro do judo.

Criar uma comunidade inclusiva

O objetivo destas jornadas é criar uma comunidade solidária, inclusiva e respeituosa por meio das artes marciais. Na atividade pode participar qualquer pessoa maior de 3 anos.

O programa está adaptado para que gente com e sen necessidades especiais possa praticar a Defesa Pessoal de forma efetiva e sem riscos. Há um programa técnico dos 3 aos 10 anos e outro a partir dos 10 anos.

A base técnica é composta pelo Goshin Jutsu No Kata, Goshin Joshin Ho No Kata e Torite No Kata com as pertinentes modificações para poder adequar as técnicas ao ensino inclusivo.

Judo na Junta de Freguesia de Côrtes

FONTE: Secção de judo de Monção do Judo Clube de Valença. Editado 21h25 /informação sobre os jovens apoiados pela Associação Aldeia Inclusiva.

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *