Jornada de outono em Lisboa

As provas e as interrogações da Presidente da AJDL

Carolina Costa analisa o fim-de-semana desportivo no Distrito de Lisboa e apresenta algumas reflexões sobre o sistema e a forma de organização de algumas provas do calendário anual.

Colaboração para o Judo Magazine de Carolina Costa

21 e 22 de Outubro de 2023

No fim-de-semana de 21 e 22 de Outubro realizou-se, como planeado no nosso calendário, as provas Torneio Zonal de Seniores (sábado) e os Torneios Open de Cadetes e Open de Veteranos (Domingo).

Provas competitivas e com elevada participação

O Torneio Zonal de Seniores poderia ter sido muito mais participativo e ainda mais competitivo se não tivessem ocorrido (bastantes) desistências que nem sequer colocaram o pé na balança! Participar no Campeonato Nacional de Seniores só e apenas com a necessidade de uma inscrição no Campeonato Zonal não é, de todo, a nosso ver, pensar no nível e desenvolvimento competitivo dos nossos atletas. Será que faz sentido mantermos um zonal nestes moldes? Assunto que deveria ser revisitado num futuro (muito) próximo pela FPJ e discutido o actual sistema competitivo nacional.

O Torneio Open de Cadetes contou com mais de 150 atletas extremamente motivados (119 atletas masculinos e 40 atletas femininas), representando 7 associações do país. Facto que elevou sem dúvida alguma o nível da prova para este escalão. A prova teve um nível bastante elevado.

O número de participantes deste escalão foi excelente para um domingo de Outono, tendo em conta que outro Open do mesmo escalão acontecia noutro ponto do país. Este tipo de situação revela efectivamente uma descoordenação interassociações e uma falta de discussão nacional de um calendário (mais) adequado, que providencie a um atleta participar em mais provas e rodar por mais e diferentes tatamis competitivos. Mais uma vez: talvez seja altura de revisitar e rever profundamente o actual sistema competitivo nacional.

Open de veteranos

De parabéns estão os Veteranos que conseguiram ser protagonistas de 10 folhas de prova no Open de Veteranos de Lisboa. Tivemos a participação nesta prova, para além de atletas de 3 associações portuguesas, dos vizinhos Espanhóis de Córdoba que se juntaram ao protagonismo dos nossos veteranos. De salutar a participação activa de 2 “meninas veteranas” que lutaram à melhor de três. Espero que esta participação das veteranas motive mais jovens deste escalão a tirarem o pó ao Kimono.

Estamos satisfeitos com o decorrer da jornada e queremos deixar um agradecimento a todos os intervenientes, desde atletas a treinadores, árbitros e staff de montagem e apoio técnico da ADJL. Agradecer ainda à equipa de apoio médico. Sem a colaboração e contributo de todos não seria possível a realização das nossas provas de Outono!

Carolina Melo e Costa

NOTA: este texto não respeita o acordo ortográfico

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *