Juviana colabora em atividades teórico-práticas da ESSVC
Aprendizagem pela partilha entre instituições do território constitui uma mais-valia para todos
Quando os clubes de judo são reconhecidos como parceiros para atividades de natureza técnica e até científica nos territórios de pertença é a própria modalidade que ganha na sua afirmação como um todo. Valoriza-se assim a sua faceta de campo de interesse social, que não se limita à prática desportiva, e desta forma reafirma-se a sua missão de servir as comunidades numa base cidadã.
A situação aqui relatada pelo JUVIANA, de Viana do Castelo, tem ainda o interesse particular da estar relacionada com a área da saúde um domínio estritamente ligado ao desporto e ao bem-estar social no qual as aprendizagens mútuas surgem como um campo exploratório de elevado potencial.
Alunos e alunas de enfermagem da ESSVC que participaram na sessão com o Juviana
Colaboração Joaquim Guerreiro, Viana do Castelo
O Judo Clube de Viana do Castelo-Juviana, foi convidado a participar e a colaborar na apresentação do trabalho final de finalista do curso de enfermagem no âmbito do projeto integrado, abordando o tema “A parte mental e o stress dos estudantes”.
A acção decorreu nas instalações da Escola Superior de Saúde de Viana do Castelo, no passado dia 20 de Novembro, cabendo-nos tratar a importância da respiração nas Artes Marciais e Desportos de Combate, técnicas de protecção pessoal, versando o controlo do contexto, o controlo e serenidade individual, a postura, a atitude, a dissuasão e as técnicas de controlo físico.
Foi uma intervenção pedagógica aberta e envolvente, de participação teórico-prática. Foi ainda uma partilha interessante e uma aprendizagem de todos os intervenientes.
Uma intervenção pedagógica aberta e envolvente, de participação teórico-prática.
A iniciativa contou com a participação do Mestre de Karaté Rui Gonçalves que contribuiu para a partilha, o debate e a demonstração prática.
A participação dos alunos finalistas na sessão foi activa, entusiástica e marcada pela partilha de conhecimentos. com esta vertente da formação ficou reforçada a preparação multidisciplinar destes estudantes que desejam no futuro prestar os melhores cuidados de saúde a quem deles carece. Trata-se, importa reafirmá-lo, de um importante trabalho e e de uma relevante função social.
Fonte: Juviana, fotos © Juviana