Quebrando barreiras no desporto

A igualdade de género e a voz das atletas pelos seus direitos debatidas em Cascais

Com a colaboração de Yahima Ramirez

A Conferência Internacional Quebrando Barreiras no Desporto, organizada pela Sport Evolution Alliance, teve lugar no dia 11 de abril em Alcabideche, Cascais, no auditório São Vicente. Tratou-se antes de mais de um exercício de trabalho colaborativo entre os projetos “Gender Equality Force” e “Voice for Equality and Rights of Women Athletes”, ambos financiados por programas europeus.

Os temas da Igualdade de género e da voz das atletas em defesa dos seus direitos, tratados de forma aprofundada na conferência, surgem como particularmente atuais face à pressão conservadora que se verifica nas sociedades europeias para que uma revisão dos direitos fundamentais adquiridos no âmbito das plataformas da igualdade e da não-discriminação seja levada a cabo nas legislações nacionais.

Yahima Ramirez, atleta olímpica que representou Portugal em inúmeras provas de judo internacional participou no evento e revelou-nos as suas impressões.

Yahima Ramirez

Hoje, tive a oportunidade e o prazer de participar na conferência Quebrando Barreiras no Desporto realizada no auditório de São Vicente, em Alcabideche, organizada e orientada pelo Diretor da Sport Evolution Alliance, Rui Vieira, em conjunto com o atleta olímpico Pedro Dias, Responsável pela Igualdade de Género do Comité Olímpico Internacional.

No encontro foram abordados temas cruciais entre os quais se destaca a igualdade de género em diversos contextos. Desde a análise geral até à exploração de questões específicas, como a equidade no desporto e nos cargos de liderança, o evento ofereceu uma plataforma para testemunhos genuínos de um painel de individualidades muito prestigiadas, das quais se destacam Antonella Bellutti, atleta bi-campeã olímpica de ciclismo, Filomena Fortes, Presidente do Comité Olímpico de Cabo Verde, Cecília Carmo, jornalista desportiva, Juliane Robra, atleta olímpica de Judo, medalhada Europeia, Sara Glogovac, do Comité Olímpico Nacional da Macedónia do Norte, Susana Feitor, Presidente da Confederação do Desporto, atleta com cinco presenças olímpicas, entre outros e outras.

Tratou-se de uma oportunidade de conscientização sobre o panorama atual, permitindo a identificação de desafios e a discussão de soluções viáveis para alcançar a igualdade de género.

SOBRE O AUTOR | Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *