João Fernando no pódio em Linz

Segundo bronze para o judo português na Austria

Fotos © IJF – Gabriela Sabau, Emanuele Di Feliciantonio

Um judo baixo, com entradas rápidas e posicionamento seguro entre as pernas do adversário, parece ser a receita dos vencedores da categoria de peso de -81 kg cuja demonstração de eficácia ficou patente, na final, entre Antonio Esposito (ITA) e Drzymal (POL), com a vitória e a consequente conquista do ouro pelo italiano.

João Fernando conquistou a medalha de bronze em Linz, Austria

João Fernando orientou os seus combates com a preocupação de não ser surpreendido por contra-ataques que noutras situações impediram a sua progressão em provas internacionais. Desta feita, com exceção do combate na meia-final, o atleta do Sporting cumpriu à risca a tática de cobrir sistematicamente todos os flancos.

Na disputa do bronze contra Svidrak da Ucrânia por duas vezes arrancou de uma zona bem baixa as técnicas que lhe permitiram pontuar primeiro o wazari e posteriormente a projeção vencedora. De sinalizar que João Fernando não hesita em diversificar as suas tentativas de ataque e procura impacto com ko-uchi-gari e kata-goruma, para além do seoi-otoshi e do sode, à esquerda e à direita.

Na prova de Upper os atletas lusos Otari Kvantidze e Taís Pina venceram um combate e Joana Crisóstomo ultrapassou duas adversárias, com um excelente nível de combatividade, tendo cedido perante Smardzic da Bósnia e Herzegovina que viria a conquistar uma medalha de bronze.

Amanhã, último dia do Grand Prix. entra em prova Jorge Fonseça em -100kg.

Joana Crisóstomo vencerá dois combates entre os quais contra Ned Vermeer dos Países Baixos

SOBRE O AUTOR | Editor