Para um Desporto +Igual

Estão abertas as inscrições para a 2.ª edição do programa “Novas Lideranças”

O ano que se aproxima vai certamente ser palco para grandes desafios em vários domínios relacionados com um desporto mais vinculado ao desenvolvimento social. Iniciativas que formem novos portadores de mensagem e de ação prática relacionadas com a a MUDANÇA SOCIAL são, nesta ótica, essenciais. Esta iniciativa do Comité Olímpico de Portugal e da solidariedade Olímpica que reúne uma forte parceria institucional vai certamente amadurecer as abordagens aos temas centrais do programa procurando estabelecer vínculos com os Planos para a Igualdade e Não Discriminação de base setorial e municipal.

Informação do Comité Olímpico

Estão abertas as inscrições para a 2.ª edição do programa de formação e mentoria “Novas Lideranças | Para um Desporto +Igual”, dirigido a jovens dirigentes desportivos que pretendam desenvolver as suas competências de liderança, integrando a igualdade entre mulheres e homens como uma prioridade na agenda de boa governação das suas organizações desportivas.

Este programa, de frequência gratuita, irá decorrer entre janeiro e julho de 2024, sendo composto por três workshops em regime de internato, sessões de mentoria e uma conferência final.

O grupo será restrito a 16 participantes – 8 homens e 8 mulheres – tendo oportunidade de definir planos de ação concretos para as suas organizações desportivas, visando concretizar os “Objetivos de Igualdade de Género e Inclusão, 2021-2024” do Comité Olímpico Internacional (COI) e contribuindo, desta maneira, para uma cultura de mudança no desporto em Portugal. Os mentores e mentoras, dirigentes com reconhecida liderança na área do desporto, irão acompanhar os participantes partilhando o seu conhecimento e experiência para, em conjunto, contribuir para moldar o futuro do desporto no nosso país.

O programa “Novas Lideranças | Para um Desporto +Igual” pretende criar uma rede de líderes com capacidade para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, cuja liderança assente em valores como o da igualdade entre mulheres e homens. Ao mesmo tempo pretende desenvolver o conhecimento da tomada de decisão no desporto para alcançar uma boa governação, aumentar o número de mulheres em posições de decisão no desporto, a nível local, regional e nacional e implementar os “Objetivos de Igualdade de Género e Inclusão, 2021-2024”, do COI.

As inscrições decorrem até 15 de janeiro de 2024, aqui. Mais informações podem ser consultadas na página do Programa.

O programa é promovido pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) com o apoio da Solidariedade Olímpica e assenta numa parceria colaborativa com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e com o apoio da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres. Propõe-se contribuir para a concretização do compromisso de ação do mandato da atual direção do COP 2022-2025, objetivo prioritário – “promoção e valorização do dirigismo desportivo feminino”, e constitui ainda uma medida inscrita nos instrumentos de política pública quer do IPDJ – Plano Nacional de Juventude, quer da CIG – Plano de Ação para a Igualdade entre Mulheres e Homens da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação.

Fonte : site do COP-Comité Olímpico de Portugal

SOBRE O AUTOR | Editor